Blog

4 simples dicas para melhorar sua saúde financeira
28 de maio de 2019

4 simples dicas para melhorar sua saúde financeira

Enriquecer não é algo que acontece da noite para o dia, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Há medidas mais simples que, quando aplicadas ao nosso cotidiano, fazem a diferença. A princípio, os rendimentos não parecem tão grandes, mas, quando pensamos em longo prazo, percebemos que foi bom ter começado cedo.

O primeiro passo é mudar a sua mentalidade e deixar de acreditar que é impossível mudar suas finanças. Ao contrário, sempre é possível melhorar um pouquinho a cada dia e, gradativamente, encontrar uma vida mais confortável. Quer saber como? Então, confira as dicas a seguir:

  1. Não espere o momento ideal para começar a investir

A maioria dos brasileiros ainda vê na poupança sua única possibilidade de investimentos. Isso não é verdade, já que o mercado financeiro oferece diferentes produtos, e não é preciso muito para começar a investir. O problema é que há uma crença limitante de que só vale a pena investir quando já se tem um grande montante, mas isso não é necessário. Segundo os especialistas da área, é mais interessante investir com frequência, mesmo que em pouca quantidade, do que fazer isso em raras ocasiões.

  1. Não deixe que grandes objetivos te amedrontem

Muita gente gostaria de trocar de carro, comprar uma casa própria, fazer uma viagem internacional ou chegar ao primeiro milhão, não é mesmo? A questão é que, muitas vezes, olhamos para nossas vidas e enxergamos uma realidade que parece tão distante disso tudo, muitas vezes com dívidas, que parece que não vale a pena sonhar. A dica, quando isso ocorrer, é dividir esse grande sonho em objetivos menores, que permitam que você consiga economizar um pouco por dia ou por semana. Assim, desde que você tenha um pouquinho de paciência, conseguirá fazer grandes progressos em longo prazo. Antes de tudo, porém, priorize o fim de suas dívidas.

4 simples dicas para melhorar sua saúde financeira

  1. Não tenha preguiça de pesquisar alternativas

Ônibus ou Uber? Almoçar fora ou levar comida de casa? Marca X ou marca Y? No mundo em que vivemos, podemos reclamar de muitas coisas, mas falta de opções não é uma delas. Antes de tomar decisões, mesmo as mais corriqueiras, não tenha preguiça de colocar tudo na ponta do lápis e identificar as opções mais vantajosas, do ponto de vista financeiro. Mais uma vez, pode parecer besteira na hora, mas, ao fim de um mês, você economizará uma quantia relativamente expressiva. Lembre-se de que qualquer fortuna começou com um Real inicial, não é mesmo?

  1. Identifique maneiras de obter uma renda extra

Aulas particulares, trabalhos artesanais, alguma oportunidade de fazer “freelas” em momentos livres… Há algo que você possa fazer para aumentar sua renda? Pense em seus talentos e divulgue-os às pessoas ao seu redor. Além de refletir sobre as suas despesas, pense também em como você poderia ganhar mais. Com certeza, você é capaz de encontrar alguma atividade que produza bons frutos.

As dicas acima são relativamente simples e não vão mudar a sua vida de um dia para outro. Ainda assim, elas permitirão que você comece um processo de mudança em longo prazo, e esse, sim, poderá te conduzir à liberdade financeira. Mas é preciso começar por algum lugar!

Para saber mais sobre desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro, participe da próxima edição do Millionaire Mind Intensive, o maior treinamento de educação financeira do mundo, em Brasília, de 5 a 7 de julho.


Tags:, , , , , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.