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4 tendências em marketing para ficar de olho
11 de setembro de 2019

4 tendências em marketing para ficar de olho

O marketing e a comunicação são ferramentas poderosas que transformam os resultados de empresas de pequeno, médio e grande porte. A questão é que essas áreas estão sempre em constante mudança, já que acompanham tanto as inovações tecnológicas quanto as transformações no comportamento do consumidor.

Assim, se você não quer ficar de fora das principais tendências do momento, confira as dicas abaixo:

  1. Humanização de marcas

Para ser relevante e se aproximar do consumidor, as marcas têm adquirido uma “personalidade humana”, dialogando com o cliente como um amigo, e não como uma empresa formal, que detém todo o conhecimento.

Os filmes publicitários e até mesmo a linguagem empregada nos e-mails e nas redes sociais têm sempre contado uma história, tendo a marca ou o produto como o protagonista que resolve as dores do cliente, é o tal do storytelling.

Outra marca dessa tendência é a popularização das assistentes virtuais, quase sempre batizadas com nomes humanos, mais uma vez tentando ajudar os clientes como um amigo.

  1. Personalização de mensagens

Já aconteceu de você pesquisar algum produto ou serviço na web e, depois, ser perseguido por anúncios de produtos semelhantes em qualquer local por onde navegue? Pois é, é o chamado “remarketing”.

As empresas estão de olho no comportamento do consumidor na internet. Sabendo quais são os seus interesses, as marcas passam a “programar” anúncios e e-mails com recomendações personalizadas, com base nas coisas que você tem pesquisado.

4 tendências em marketing para ficar de olho

É uma forma de ser mais assertivo na hora de se comunicar, de modo que as marcas consigam impactar apenas quem tem potencial de consumo com aquela empresa, sem perder tempo com quem não estiver interessado.

  1. Fortalecimento do Mobile Marketing

Ainda que muita gente passe o dia no escritório de frente para o computador, as pesquisas apontam que, em casa, o comportamento tem se modificado. As telonas têm dado lugar às telinhas, já que os smartphones têm sido cada vez mais utilizados. Por isso, as marcas precisam adaptar seus conteúdos (e-mails, blogs, websites, redes sociais, entre outros) a esse tipo de dispositivo.

Não só a experiência de compra deve ser facilitada no mobile, como também a fase de pesquisas que o consumidor realiza. Textos, imagens, descrições e preços precisam estar bem claros e visíveis a quem pesquisa pelo celular. Vale lembrar também que a velocidade do site deve estar alta, de modo que o consumidor não desista e parta para um site concorrente. Daí a importância do design responsivo e adaptado ao mobile.

  1. Destaque para o SEO

Um fator que pode ajudar muito as empresas de menor porte na web é conseguir que seus sites estejam nas primeiras posições quando palavras-chave específicas forem consultadas nos mecanismos de busca. Há uma série de ações que podem ser implementadas no site para que consiga um bom ranqueamento nos resultados orgânicos – é o chamado SEO (Search Engine Optimization, do inglês, Otimização para Mecanismos de Busca).

Imagens com legendas, boa velocidade de navegação, textos descritivos e conteúdos informativos que utilizem as palavras-chave de interesse são alguns dos fatores que podem beneficiar o site para conquistar as melhores posições. Estar entre as referências em determinado nicho de mercado é algo muito valorizado entre os consumidores na internet.

É claro que também há os links patrocinados, em que a empresa paga para estar nas primeiras páginas dos sites de busca, mas, convenhamos que a credibilidade é outra quando isso se conquista de maneira orgânica, não é mesmo?

Fique de olho nas tendências de marketing e conquiste resultados expressivos em seus negócios.


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