Blog

5 atitudes que estão te afastando dos seus objetivos
9 de agosto de 2019

5 atitudes que estão te afastando dos seus objetivos

Às vezes, adquirimos certos hábitos sem que percebamos. Enquanto alguns deles facilitam a vida e nos auxiliam nas tarefas rotineiras, há outros que fazem o oposto. A mente, numa tentativa de nos proteger de certo riscos, acaba despertando atitudes mais nocivas do que benéficas.

Será que você identifica alguma delas em seu dia a dia? Confira 5 desses comportamentos que estão deixando seus objetivos cada vez mais longe:

  1. Querer estar no controle de tudo

Por várias vezes, já falamos aqui no blog sobre a importância de planejar as coisas antes de partir para a ação. Tudo o que estiver ao seu alcance deve ser feito. A questão, no entanto, é justamente essa: nem tudo está ao seu alcance.

Querer controlar as ações de outras pessoas ou sofrer antecipadamente sobre consequências de coisas que já estão feitas, por exemplo, são ações inúteis que só enfraquecem seu emocional. É o caso de quem é perfeccionista e acaba deixando de fazer algo que seria “bom” porque só se contentaria com o “ótimo”. Seja espontâneo e faça sua parte. O resto não depende de você. Acostume-se com isso.

  1. Ser rancoroso

Infelizmente, a vida é feita de momentos ruins também. Às vezes, eles surgem por consequência de nossos erros. Quando isso acontecer, identifique o que deu errado e procure fazer diferente da próxima vez. Todo mundo erra, e isso faz parte da evolução humana e do aprendizado, de maneira geral. Perdoe a si mesmo. Ninguém é perfeito.

Há outras situações, ainda, em que a causa dessas adversidades foi uma atitude de outra pessoa. Quando isso acontecer, perdoe (se a pessoa demonstrar arrependimento), ou, no máximo, afaste-se dessa pessoa que te fez mal. Apenas não cultive a tristeza, o rancor e o desejo de vingança. Isso pode desencadear muitos problemas psicológicos.

  1. Procurar aceitação de outras pessoas

Qualquer pessoa, desde a infância, deseja ter um bom relacionamento com a família, com amigos e colegas de trabalho, estudo etc. A aceitação social é inerente ao ser humano. O problema ocorre quando nós não damos valor a nós mesmos e passamos a considerar a opinião do outro como a única válida.

5 atitudes que estão te afastando dos seus objetivos

Isso demonstra muita insegurança e prováveis problemas de autoestima. É natural desejar ser querido, mas, antes, é preciso gostar de si mesmo. Agradar a todo mundo é impossível, e isso só fará você anular cada vez mais sua personalidade, tornando-se frustrado e infeliz.

É claro que há pontos que você quer melhorar em si mesmo, mas isso é diferente de ter uma autoestima baixa. Seja você mesmo e esteja com quem gosta de você como é.

  1. Não acreditar em seu próprio potencial

Em desdobramento do item anterior, quem não aposta em suas próprias características deixa de acreditar que conseguirá realizar seus sonhos. E o pior de tudo: quando a mente acredita mesmo que você é incapaz, naturalmente você começa a agir sem dedicação, fracassando de verdade por conta de uma limitação do seu pensamento.

Assim, lembre-se: você é o maior representante do seu sonho. Se você não lutar por ele, quem fará isso? Depreciar-se e considerar-se incapaz e inferior, seja na vida pessoal ou profissional, só vai fazer com que suas atitudes sejam reflexo desse pessimismo. Aí é que você não vai realizar nada mesmo.

Portanto, seja seu melhor amigo e preste atenção na maneira como pensa e fala de si mesmo. Cuide-se em primeiro lugar.

  1. Desculpar-se em excesso

Às vezes, é preciso dar notícias desagradáveis, fazer críticas ou mesmo agradecer a um elogio recebido. Já reparou que, nessas circunstâncias, damos desculpas, como se tivéssemos feito algo de errado? São vícios de uma linguagem que reflete ou que nos faz parecer inseguros ou inadequados.

Se você não fez nada de errado, não tem motivo para se desculpar. Dessa forma, seja assertivo no que diz e defenda suas ideias sem medo. Pessoas assim, desde que não ofendam ninguém, são respeitadas por onde passam.


Tags:,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.