Blog

5 coisas que você precisa saber para alcançar a liberdade financeira
6 de agosto de 2019

5 coisas que você precisa saber para alcançar a liberdade financeira

A liberdade financeira é alcançada quando uma pessoa possui dinheiro suficiente para não depender de sua própria força de trabalho, estando preparada para realizar sonhos e também para lidar com as adversidades, caso surjam. É a vida que qualquer um gostaria de ter e, para alcançá-la, é muito importante investir em educação financeira.

Planejar as finanças pessoais é tão importante quanto organizar o departamento financeiro de uma empresa. Por isso, como adquirir conhecimento nunca é demais, confira 5 lições para nunca mais esquecer e ser financeiramente livre:

  1. Não viva para igualar ganhos e despesas

É muito importante conhecer todas as suas fontes de renda, bem como todos os seus gastos mensais. A realidade brasileira é aquela em que as pessoas se esforçam para igualar essa balança, mas fazendo apenas isso, não será possível ser financeiramente livre. É preciso viver dentro de suas possibilidades, estabelecendo prioridades de consumo e tentando aumentar essa renda de alguma maneira.

São pequenos sacrifícios que precisam ser feitos, primeiramente para acabar com as dívidas, para, posteriormente, conseguir ter uma margem, nem que seja para emergências. Para se motivar na hora desses “sacrifícios”, lembre-se de toda a liberdade que a ausência de preocupações financeiras te proporcionará.

  1. Não se iluda com as vidas dos outros

Às vezes, principalmente em tempos de redes sociais, temos a ilusão de que todos estão progredindo financeiramente, menos nós. Pela internet, ficamos sabendo que o primo viajou para outro país, que o vizinho foi promovido, que o amigo trocou de carro etc.

5 coisas que você precisa saber para alcançar a liberdade financeira

A verdade é que ninguém conhece a real situação financeira dessas pessoas. Muita gente faz tudo isso às custas de grandes endividamentos. Isso é liberdade financeira? Viva a sua vida e lembre-se de que é preciso ser melhor do que você era no passado, e não do que seu vizinho. É uma batalha interna, não externa.

  1. Saiba que investir na poupança é o mesmo que não investir

A poupança apresenta rendimentos ínfimos e não leva ninguém à independência financeira. Se você realmente deseja alcançar essa liberdade, procure se informar acerca dos outros tipos de investimentos que existem. Você não precisa ter uma grande quantia reservada para investir, já que há opções que aceitam depósitos não muito altos e já oferecem resultados bem mais interessantes do que a poupança.

  1. Não conte com a aposentadoria

Quer mais um motivo para investir? A aposentadoria no Brasil não é suficiente para manter um estilo de vida que já existe. Por isso, é importante investir, desde cedo, em algum produto que permita que você obtenha os retornos financeiros quando parar de trabalhar, seja uma previdência privada, imóveis, ações ou investimentos no Tesouro, por exemplo.

  1. Lembre-se de que as decisões são sempre suas

É muito importante estudar, fazer da educação financeira um hábito e se informar com profissionais especializados. Ainda assim, essas pessoas apenas oferecerão orientações, com base em sua situação financeira e nos objetivos que deseja atingir. No fim das contas, as decisões e a responsabilidade de lidar com suas consequências serão sempre suas.

Tudo depende do lugar em que você deseja chegar e dos riscos que esteja disposto a correr. Saiba escolher profissionais de confiança, mas entenda que a trajetória é sua.


Tags:, , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.