Blog

29 de janeiro de 2019

5 dicas para agir apesar das críticas

Em absolutamente tudo aquilo que fazemos, seja usar uma roupa, escolher uma carreira ou comprar um imóvel, sempre haverá pessoas nos apoiando. Em contrapartida, não raro surgem críticas partindo de outras pessoas, pelos mais diversos motivos.

Nesses momentos, há quem sucumba e deixe a insegurança tomar conta. Contudo, separamos cinco dicas para te ajudar a reagir melhor nesses momentos de recebimento de críticas:

  1. Ninguém é unanimidade

O primeiro passo para te tranquilizar é entender que dos milhões de pessoas que já passaram pelo mundo, não houve sequer um indivíduo que tenha agradado a todos. Somos naturalmente diferentes uns dos outros e, por pensarmos diferente, críticas surgirão. É assim com todo mundo, não pense que é só com você. Há pessoas que sempre criticam as coisas, mas lembre-se de que elas são apenas minoria.

  1. Frustrações escondidas

Boa parte dessas pessoas que apenas criticam e apontam dedos é formada por gente que não conseguiu ser bem-sucedida ou que não é feliz consigo mesma. Tristes e frustradas, elas acham que apontando as falhas (ou aquilo que julgam falhas) dos outros, elas conseguirão sentir-se melhor, o que não é verdade.

Quem não é feliz não sabe lidar com a felicidade alheia. Afaste-se da negatividade e não leve a sério o que essas pessoas dizem sobre você.

  1. Ignore

Em alguns momentos, as pessoas que recebem críticas tentam contra-argumentar, defendo suas ideias. Isso é ótimo, mas há casos em que simplesmente não vale a pena. Quando recebemos críticas de pessoas que têm inveja ou que sabem menos do que nós em determinado aspecto, discutir não leva a lugar algum. Ignorar é a melhor forma de mostrar o quanto aquele comentário foi irrelevante ou desnecessário, fazendo com que a pessoa se afaste.

  1. Quem está falando?

As críticas podem ser úteis e construtivas, por outro lado. Para saber se você deve ou não levá-las em consideração, preste atenção em quem está falando. Essa pessoa genuinamente torce pelo seu sucesso? Que tom ela está usando? Parece mais uma ajuda ou uma reclamação?

Talvez haja um pouco de verdade naquilo que a pessoa está te dizendo, e ela realmente quer auxiliá-lo. Se muitas pessoas estão te dizendo a mesma coisa, pode ser realmente o caso de você analisar suas atitudes. Porém, se for uma minoria que você sabe que não está de fato interessada em seu progresso, vale a pena desconsiderar.

  1. Receber críticas pode ser um bom sinal!

Já ouviu falar que “só é martelado o prego que se destaca”? Se você está recebendo críticas, é sinal de que está ousando, se arriscando, tentando fazer dar certo. É um indicativo de que você está sendo percebido.

Conheça bem quem são seus amigos e familiares de verdade. Receber conselhos dessas pessoas pode realmente contribuir para que você faça escolhas mais sábias. Se, porém, for alguém de quem você desconfia das reais intenções, não dê ouvidos e não deixe que essas pessoas te impeçam de agir.



Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.