Blog

5 dicas para manter o equilíbrio na vida pessoal e profissional
2 de dezembro de 2019

5 dicas para manter o equilíbrio na vida pessoal e profissional

Equilíbrio: essa palavra parece impossível de se alcançar hoje em dia, não é? Controlar o dinheiro, cumprir as obrigações do trabalho, cuidar de casa, manter a saúde, evitar o estresse e cuidar da família são algumas das preocupações atuais. Às vezes, temos a sensação de que tudo vai desabar e não vamos “dar conta”.

Por isso, separamos 5 dicas para organizar a vida e encarar as obrigações com a mente em equilíbrio. Confira:

  1. Tenha metas

Se você não souber aonde quer chegar, não saberá o que fazer, certo? Portanto, defina seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros. Escreva-os num papel, se achar necessário. Quando temos metas bem claras, fica mais fácil perceber o que temos que fazer, quanto tempo temos à disposição, além de manter a motivação em alta.

Uma dica importante nesse sentido é quebrar os grandes objetivos em pequenas metas, de modo que sejamos capazes de monitorar nosso progresso, sem que os sonhos pareçam muito distantes.

  1. Verifique se suas metas estão alinhadas aos seus propósitos

Há casos, infelizmente não tão raros, de pessoas que alcançaram seus objetivos, mas não se sentiram realizadas. Isso acontece porque as metas não estavam alinhadas ao propósito de vida dessas pessoas. Elas fizeram aquilo a que se propuseram, sem fazer a pergunta mágica: “Isso vai me fazer feliz?”

Às vezes, fazemos o que a sociedade espera, o que os familiares pedem ou até mesmo o que “está na moda”. No entanto, nos esquecemos de agradar a nós mesmos, sendo que só nós sofremos as consequências de nossas próprias decisões. Por isso, aproxime-se do que te faz feliz, sem tornar-se escravo de expectativas alheias.

5 dicas para manter o equilíbrio na vida pessoal e profissional

  1. Organize seu tempo

Todo projeto, seja uma tarefa de trabalho ou férias em família, por exemplo, precisa de planejamento. Em qualquer dos casos, faça uma lista com o que precisa ser feito e atribua dias e horários a cada uma delas. Assim, você não fica com aquela sensação de não saber por onde começar, de fazer muitas coisas ao mesmo tempo ou de que simplesmente não haverá tempo suficiente.

Planeje sua rotina, assim você consegue equilibrar suas responsabilidades no trabalho e na vida pessoal, sem magoar ninguém.

  1. Saiba relacionar-se com os outros

Viver em equilíbrio tem um ingrediente importante: diálogo. Reforçar as redes familiares, de amigos e de contatos profissionais é importante para que você se sinta integrado, cercado de pessoas com quem contar nas horas boas e nas difíceis também.

Por isso, saiba trabalhar em equipe, ouça quem está com você, não julgue, só critique de forma construtiva e, acima de tudo, tenha empatia. Colocar-se no lugar do outro evita/resolve boa parte dos conflitos que surgem. Ah, e se você estiver com algum problema, converse. É melhor dar uma notícia ruim logo no início, mas resolver o problema, do que postergar ou esconder o que está acontecendo e encarar consequências piores depois.

  1. Não queira abraçar o mundo

Você não está sozinho na sua família, na sua empresa ou na sua rede de amigos. Dê o melhor de si, mas entenda que ninguém deve fazer tudo sozinho. Delegar tarefas, pedir ajuda e dizer “não” também fazem parte de uma vida equilibrada. Carregar o peso todo sozinho sempre acaba causando doenças, sejam elas físicas ou psicológicas.

Se algo estiver te fazendo bem, continue. Se estiver prejudicando sua paz de espírito, sua saúde ou seus relacionamentos, reveja suas prioridades. Viver em equilíbrio é um exercício diário de ponderar os acontecimentos e escolhas de nossas vidas para verificar se continuam valendo a pena ou não. Faça esse exame de consciência regularmente.


Tags:, , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.