Blog

5 frases de Albert Einstein para refletir
7 de junho de 2019

5 frases de Albert Einstein para refletir

Albert Einstein é, até hoje, a principal referência que a humanidade possui sobre inteligência. Seus conhecimentos, no entanto, não se limitam às teorias que o levaram ao ganho do prêmio Nobel de Física de 1921. Além dos saberes técnicos e das pesquisas intensas, Einstein ficou marcado pela simplicidade e por levar seu conhecimento para a vida, de maneira geral.

Algumas de suas frases o imortalizaram e, décadas depois de sua morte, ainda são valiosas diretrizes para a humanidade. Confira algumas delas:

“Quando aceitamos nossos limites, conseguimos ir além deles”

Segundo Einstein, a humildade não é empecilho ao crescimento. Pelo contrário, é um importante combustível para o progresso. É identificando os problemas e pontos fracos que somos capazes de encontrar soluções para cada um deles. Assim, compreendemos que o primeiro passo para resolver os problemas é diagnosticar quais são eles.

“A lógica vai levar você de A a B. A imaginação vai levar você para qualquer lugar”

Apesar de sua contribuição de incalculável importância para o universo da Física, Einstein reconhecia que o raciocínio lógico era apenas uma das formas de expressar inteligência, sem desprezar as outras. A lógica pode fazer você perceber seus erros, mas encontrar respostas, muitas vezes, é um exercício de imaginação e criatividade. Não adianta saber diferentes fórmulas e cálculos complexos se você não souber quais são os contextos em que devem ser utilizados. Assim, a leitura da situação e sua interpretação, bem como a capacidade de imaginar soluções, também são habilidades importantes na vida.

“Não conseguimos resolver um problema com base no mesmo raciocínio usado para criá-lo”

5 frases de Albert Einstein para refletir

Sabe aquela história de “pensar fora da caixinha”? Pois é, Einstein já falava sobre o assunto muito antes dessa expressão cair na boca do povo. Segundo ele, se um problema foi detectado, é preciso encontrar sua causa e pensar de forma diferenciada para solucioná-lo. Se fizermos sempre as mesmas coisas, conseguiremos sempre os mesmos resultados. Dessa forma, o desejo de mudança deve sempre vir acompanhado por uma nova forma de pensar e de agir.

“Uma pessoa que nunca cometeu um erro nunca experimentou nada novo”

Como bom cientista, Einstein sabia que correr riscos é necessário e que não se faz ciência apenas com teoria, pois é preciso uma demonstração prática que a comprove. Nesse processo, erros acontecem, e não há problema em reconhecer que eles fazem parte da vida. São sinais de que você está tentando progredir, crescer, sair da zona de conforto em busca de algo maior para sua vida. A falta de erros nem sempre é sinal positivo, pode ser simplesmente o caso de alguém que desistiu de tentar.

“Não tenho nenhum talento especial. Apenas sou apaixonadamente curioso”

Além da genialidade, Einstein também era reconhecido por sua humildade. Jamais considerou suas capacidades cognitivas superiores às de ninguém, mas sempre se avaliou como alguém muito curioso. A curiosidade é o que move o mundo, pois é a força que desperta nas pessoas a vontade de conhecer melhor a realidade que as cerca e, consequentemente, promover melhorias e evolução. Tão importante quanto saber algo é reconhecer que ainda há muito a ser descoberto. Assim, aprender é verbo eterno, já que nunca se deve parar de adquirir novos saberes.

Para saber mais sobre desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro, participe da próxima edição do Millionaire Mind Intensive, o maior treinamento de educação financeira do mundo, em Brasília, de 5 a 7 de julho.


Tags:, , , , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.