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5 hábitos que você precisa mudar em sua vida profissional
28 de novembro de 2019

5 hábitos que você precisa mudar em sua vida profissional

O desenvolvimento profissional é um fator que se reflete não apenas financeiramente, mas também em sua realização pessoal. Pessoas de sucesso planejam suas carreiras e unem o que gostam com o que sabem fazer bem.

Identificar potenciais e superar aqueles pontos que sabemos serem os mais fracos deve ser algo rotineiro na condução das carreiras. Por conta disso, confira, a seguir, 5 práticas bastante prejudiciais ao seu desenvolvimento profissional para serem evitadas:

  1. Falta de planejamento

Hoje em dia, é natural que as pessoas mudem de emprego com certa frequência, tendo em vista que boas oportunidades podem surgir quando menos esperamos. Apesar disso, planejar também é importante. É necessário estabelecer objetivos profissionais: mudar de carreira, empreender, mudar de empresa, obter um cargo mais alto, entre outros.

Viver sem objetivos profissionais provoca estagnação na carreira. Isso nos desmotiva a continuar a estudar, o que nunca deve parar. É importante manter a competitividade no mercado, pois novas tecnologias e conhecimentos surgem a todo instante, e quem não se atualiza fica para trás.

  1. Incompreensão com as críticas

Na vida profissional, como na pessoal, recebemos críticas de vez em quando. Quando isso acontece, precisamos analisar se o objetivo da crítica foi nos ajudar em nosso progresso ou puramente citar falhas. Ao identificar críticas construtivas, procure avaliar se há de fato algo que você possa melhorar, sem levar essas questões para o lado pessoal.

Em contrapartida, se identificar críticas “destrutivas”, apenas ignore-as. Da mesma forma, você também deve ter uma postura crítica com colegas, com projetos e com produtos ou serviços que contrata. No entanto, ao fazer sua análise, certifique-se de que ela é necessária, responsável, ética e construtiva.

5 hábitos que você precisa mudar em sua vida profissional

  1. Falta de organização e pontualidade

Esse tópico pode parecer óbvio, mas muita gente ainda se descuida nesses dois quesitos. A construção de uma imagem profissional positiva passa, antes de tudo, pela capacidade que a pessoa tem de chegar ao local de trabalho no horário correto e de entregar as tarefas solicitadas dentro do prazo. É claro que imprevistos acontecem e podem ser avisados, mas isso não deve virar rotina.

Da mesma forma, a organização é essencial para a execução de um bom trabalho. Saber onde está cada objeto, onde os arquivos foram salvos e manter uma mesa limpa e em ordem facilita muito a realização das tarefas diárias.

  1. Procrastinação

Aqui no blog, já citamos algumas vezes que a procrastinação é o ato de adiar as obrigações porque acreditamos que haverá um momento futuro em que estaremos mais preparados para fazer o que precisa ser feito. O problema é que esse momento não vai chegar, o prazo vai se esgotar, você terá que correr com a atividade e, consequentemente, a qualidade será questionável.

Evite a procrastinação organizando sua agenda. Delimite um tempo para a execução de suas tarefas e bloqueie qualquer tipo de distração, inclusive de redes sociais. Concentre-se e, quando menos perceber, estará feito.

  1. Relacionamentos mecânicos

Em qualquer área profissional, por mais independente que você seja, com certeza precisa se comunicar com outras pessoas. Nesse sentido, é importante ter empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro e falar com clareza o que precisa ser dito. Também é fundamental separar a vida pessoal das questões profissionais. Amizade é importante e fortalece o coleguismo corporativo, mas na hora de trabalhar, é necessário ter disciplina.

Estar acessível, manter o bom humor, respeitar a todos e agir com ética é responsabilidade de todas as pessoas que trabalham juntas, inclusive de seus líderes.


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