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6 ações para fortalecer o poder da mente
5 de julho de 2019

6 ações para fortalecer o poder da mente

Muito se fala, atualmente, no poder da mente. De fato, é ela quem cria e recria a realidade em que você vive. Toda e qualquer decisão que você tenha tomado partiu dela, assim como a forma que você reage aos acontecimentos.

É claro que uma mente sem ação não vai mudar sua vida, mas é a partir de uma profunda mudança de mentalidade que surgem comportamentos novos, mais benéficos à sua vida, seja ela pessoal ou profissional. Assim, confira, a seguir, seis dicas para potencializar o poder da sua mente e, consequentemente, lidar melhor com as adversidades e ser mais bem sucedido em seus projetos:

  1. Tente ver o lado positivo das coisas

É um exercício difícil. Demissão, doença, trânsito, assalto, atraso. São tantas as coisas que dão errado no dia a dia que parece a coisa mais ingênua do mundo falar em positividade. Contudo, se você sair de casa pensando em tudo o que pode dar errado, nunca mais vai querer sair, não é mesmo? Assim, vigie a qualidade de seus pensamentos, procurando focar na felicidade que você sente quando as coisas dão certo, ou mesmo nos aprendizados que você obteve quando errou.

Havia um homem que saiu atrasado para o trabalho, amassou (levemente) o carro e perdeu a manhã inteira na oficina, solicitando conserto. Quando chegou ao trabalho, descobriu que parte do teto havia desabado sobre a mesa em que trabalha, mais ou menos no horário em que ele deveria ter iniciado o expediente. Não fosse o amassado na lataria do carro, ele poderia ter se ferido gravemente no queda do teto. Às vezes coisas ruins ocorrem para que outras piores não aconteçam.

  1. Pratique exercícios físicos

Já está mais do que comprovado pela ciência que a prática regular de exercícios físicos estimula a produção de hormônios que produzem a sensação de bem-estar e tranquilidade, além de promoverem a concentração e a memória. Escolha algum exercício de sua preferência e pratique-o. Segundo especialistas, 30 minutos diários já melhoram consideravelmente a sua saúde física e mental. E uma mente em equilíbrio é tudo o que precisamos para ter sucesso, certo?

  1. Seja grato

Se você fizer uma lista com tudo aquilo que você tem (moradia, água, alimentação, estudo, trabalho, lazer, descanso, amigos, família, saúde, bom atendimento médico, carro, inteligência etc.) e outra lista com as coisas que você gostaria que fossem melhores em sua vida, provavelmente perceberá que a primeira lista é maior do que a segunda.

6 ações para fortalecer o poder da mente

A vida de ninguém é perfeita, mas muita gente gostaria de ter aquilo que você possui ou conquistou. Ao manifestar gratidão por tudo isso, sua mente percebe que a vida tem mais aspectos positivos do que negativos, e se sente mais tranquila e confiante para alcançar seus objetivos.

  1. Tenha uma boa noite de sono

A ciência também comprova que, sem uma boa noite de sono, é impossível que sua mente funcione corretamente. Dormir mal te torna mal-humorado, além de prejudicar sua memória, concentração e produtividade. O cérebro, como qualquer outro órgão, precisa de descanso e, durante a noite, ele organiza todos os aprendizados do dia anterior, “abrindo espaço” para novas experiências no dia seguinte. Relaxe e recarregue as baterias para evitar o estresse.

  1. Equilibre sua rotina

O corpo e o cérebro precisam ser “alimentados” com itens que o fortaleçam. Trabalhar demais, comer demais, acompanhar apenas notícias trágicas, conviver com pessoas negativas, não perdoar a si mesmo e guardar mágoas dos outros são aspectos a serem riscados da lista.

Em compensação, adquirir hábitos saudáveis, conversar com quem te quer bem, equilibrar os momentos de estudo/trabalho com os de descanso, meditar, organizar seu espaço, fazer viagens e passeios e ter hobbies são meios de fortalecer a mente e construir uma realidade mais feliz.

  1. Cuide de seus pensamentos e de suas palavras

Você seria amigo de alguém que te falasse aquilo que você fala ou pensa de si mesmo? Às vezes, somos rigorosos demais com nós mesmos e, por isso, precisamos pensar e falar com mais carinho. Aliás, as palavras ditas têm um grande impacto sobre nossas mentes.

Assim, procure falar de si e de seus objetivos com mais confiança. Elimine o “talvez”, substitua o “se” pelo “quando” e reforce a si mesmo suas qualidades e seus objetivos.


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