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6 formas de lidar com o trabalho sob pressão
6 de setembro de 2019

6 formas de lidar com o trabalho sob pressão

Em nosso último artigo, percebemos que trabalhar sob pressão tem se tornado algo bastante comum. Ainda assim, é possível extrair alguns pontos positivos desse tipo de situação, como o desenvolvimento de determinadas capacidades, o autoconhecimento e também a oportunidade de obter destaque no ambiente profissional.

Apesar de existirem essas vantagens, convenhamos que trabalhar sob pressão não é lá muito fácil, não é mesmo? Assim, fique atento às dicas a seguir para dar conta do recado, mesmo quando estiver pegando fogo:

  1. Proatividade

Se o bicho estiver pegando em seu trabalho, a última coisa que você deve fazer é não fazer nada. Se lhe foi atribuída determinada atividade, mãos à obra. Seja autoconfiante, lembre-se de todas as dificuldades que já enfrentou e saiba que suas capacidades estão aí, dentro de você. Arregace as mangas e não procrastine, pois só vai aumentar a pressão com a qual você já está lidando. Coragem é o primeiro passo.

  1. Relaxamento

Quando não estiver diretamente envolvido com as atividades profissionais, desligue-se delas. Pode ser algo difícil para muitas pessoas, mas é necessário. Em casa, provavelmente não há muito o que você possa fazer, e ficar se preocupando só vai aumentar a ansiedade e diminuir sua energia para quando realmente tiver que agir.

Descontrair é preciso. Saia com amigos, familiares, descanse, viaje, passeie, assista a filmes de que você gosta. Além disso, duas recomendações importantes para o equilíbrio emocional são a prática diária de exercícios físicos e a meditação. Assim, você extravasa suas preocupações e consegue aquietar a mente.

  1. Organização

Estar preparado na hora dos desafios reduz a pressão sob a qual você trabalhará. Coloque as tarefas numa lista e tente estimar prazos para cada uma delas. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, pois não será possível, a qualidade do trabalho cairá e você ficará frustrado e ainda mais nervoso.

6 formas de lidar com o trabalho sob pressão

Separe todos os materiais de que precisará e, se necessário, peça ajuda a pessoas que você sabe que darão conta do recado. Tendo as coisas minimamente organizadas, você se sentirá mais calmo e será capaz de dar um status de seu progresso quando chefes ou clientes te cobrarem.

  1. Definição de Prioridades

Outra dica muito importante na hora de fazer a lista de tarefas é definir o que deve ser feito primeiro. As demandas mais urgentes e mais importantes devem passar na frente daquilo que você pode deixar para um pouco depois. Tirando logo as maiores pedras do sapato, a pressão também vai diminuindo e você se sentirá mais confiante e tranquilo para as atividades seguintes.

  1. Concentração

O grande problema da procrastinação é que sempre achamos que haverá um momento futuro em que estaremos mais preparados para resolver os problemas. O problema é que esse “momento ideal” não existe. Existe o agora, e é nele que você deve pensar e agir.

Por isso, diante de uma situação sob pressão, elimine as distrações e resolva de vez aquilo que tanto te preocupa. Mantenha o foco e a concentração, pois interrupções prejudicarão o seu raciocínio e seu equilíbrio emocional.

  1. Saber dizer “não”

Outra coisa que precisamos entender é: dizer “não” não é defeito. Seja por falta de tempo ou por você não se sentir 100% capaz de realizar uma tarefa, explique a situação aos seus chefes, colegas ou clientes, e saiba que dizer “não” às vezes é necessário.

Dizer “sim” a tudo pode aumentar o estresse e prejudicar sua imagem profissional se você não cumprir aquilo que prometeu, o que é muito pior do que dizer “não” ou “agora não”.

Resumindo, planeje-se, administre suas emoções e comece a agir. Assim, você conseguirá lidar com a pressão e entregar bons resultados.


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