Blog

29 de janeiro de 2019

7 “ladrões” de motivação para ficar de olho

A motivação é uma força interna; uma ambição positiva que nos move para lutarmos por aquilo que desejamos. Tudo o que fazemos, desde as tarefas mais cotidianas até a realização de nossos maiores sonhos, depende de uma boa dose de motivação.

Apesar dessa grande força que nos move, alguns hábitos podem nos colocar na contramão, construindo crenças desencorajadoras que acabam com o foco, com a concentração e com a força de vontade. Por isso, é tão importante ficarmos de olho para que certos “ladrões” de motivação não acabem com esse impulso de vida. Confira alguns:

  1. Perfeccionismo

Muita gente procura pela perfeição, mesmo sabendo que ela não existe. É claro que devemos sempre dar o melhor de si naquilo que fazemos. Contudo, cobrar um desempenho que beire a perfeição pode ser desanimador e levar à desistência. Lembre-se de que é melhor fazer algo bom do que não fazer nada por querer ser perfeito. Todo mundo erra e tudo pode ser corrigido ou melhorado aos poucos. Só não deixe de tentar por se sentir na obrigação de ser perfeito. Ninguém tem essa obrigação!

  1. Comparações

Bem relacionado ao item anterior, o próximo “ladrão” de motivação é a comparação. Comparar-se com pessoas que de algum modo obtiveram resultados melhores do que você em alguma área da vida só serve para desencadear frustração, medo, baixa autoestima e falta de autoconfiança. Cada pessoa tem ferramentas únicas e vive um momento único, de modo que comparar-se com os outros é injusto. A dica é dar o melhor de si, como for possível, comemorando suas conquistas e identificando o que pode ser melhorado. Cada um é cada um, e você com certeza tem talentos incríveis em que supera muita gente. Deixe as comparações de lado!

  1. Baixa autoconfiança

Uma frase bastante recorrente aqui no blog é a de que você é o maior (talvez o único) representante dos seus sonhos. Se você não acreditar que é capaz, quem fará isso por você? Nunca se esqueça das suas qualidades e de todos os desafios que já superou. Com certeza foram muitos! Todos nós temos pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos. Não é justo consigo mesmo olhar apenas para o lado negativo dessa balança. Faça o que estiver ao seu alcance para melhorar e sempre se lembre de todas as suas qualidades. Mantenha sua autoconfiança lá em cima!

  1. Expectativa Excessiva

Ter autoconfiança e autoestima é fundamental para realizar seus sonhos. Entretanto, é sempre importante manter o pé no chão e o realismo para não se frustrar. Se você definiu objetivos de vida, ótimo, você é super capaz de alcançá-los, porém, é preciso fazer sua parte. Uma dica importante nesse sentido é dividir um grande sonho ou objetivo em pequenas metas menores, que podem ser alcançadas passo a passo, dia após dia. Assim, você não perde o contato com a realidade, mensura o seu progresso e não perde a motivação por achar que está muito longe de seu objetivo. Um grande sonho realizado nada mais é do que a somatória de pequenos esforços cotidianos!

  1. Falta de objetivos e prioridades

A motivação é o que nos move em busca de algo que queremos. Se você não tiver um objetivo a ser alcançado, aí é que ela não virá mesmo, certo? Sem metas, de que adiantar motivar-se? Canalizar energia para nada? Concentre-se nas coisas que deseja, seja em sua vida pessoal, em seu trabalho, em sua vida financeira etc.

Também é necessário identificar quais são suas prioridades no momento atual de sua vida, pois não dá para correr atrás de tudo ao mesmo tempo. Organize seus recursos e livre-se das distrações que estão impedindo ou atrasando a conquista de suas metas.

  1. Falta de cuidados consigo mesmo

Você já ouviu falar em amor-próprio? Sem ele, a motivação simplesmente não existe. Assim como a comida, você deve alimentar a si mesmo com carinho, respeito e admiração por si mesmo. Por mais que você tenha exemplos e ídolos, não se esqueça de cuidar e de motivar a si mesmo. Cuide da qualidade de seus pensamentos e das palavras que dirige a si. Cuide de sua saúde física e mental, durma bem, pratique exercícios físicos, tenha momentos de lazer etc. Seja seu melhor amigo!

  1. “Piloto-automático”

Quando caímos numa rotina em que não exercemos a criatividade e fazemos sempre as mesmas coisas, naturalmente esse cotidiano se desgasta, perdendo a alegria. Não deixe isso acontecer, pois isso acaba com sua motivação. Renove suas energias, converse com as pessoas, faça caminhos diferentes, descubra novos assuntos, leia novos livros, ouça músicas diversificadas, faça atividades que nunca fez. Assim, você se mantém ativo e não perde o interesse por seus afazeres.

Fique atento a esses “ladrões” e cuide de si para que a motivação para realizar seus sonhos nunca se perca. Sucesso!



Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.