Blog

7 questões para avaliar sua vida profissional em 2019
12 de dezembro de 2019

7 questões para avaliar sua vida profissional em 2019

Dezembro é um mês caracterizado por compras natalinas, confraternizações e férias. Ainda assim, apesar dessa alegria toda, também é interessante separar um momento para refletir sobre sua vida profissional no ano que passou. 2019 foi, em geral, um ano de desafios – alguns superados, mas outros ainda precisam ser trabalhados em 2020.

Por conta disso, separamos 7 questionamentos para te ajudar nessa reflexão, de modo que você consiga definir seus objetivos profissionais para o próximo ano com mais assertividade. Vamos lá?

  1. Como estão suas emoções?

Pensando em seu dia a dia de trabalho, reflita sobre as emoções que foram mais frequentes nesse ano: alegria, satisfação, tédio, estresse, tristeza, medo, gratidão, enfim, tudo o que julgar importante. Se necessário, anote-as. Depois, questione-se: em quais momentos esses sentimentos surgiram? O que você estava fazendo? Como lidou com essas sensações?

Essa reflexão tem o objetivo de te fazer perceber o que está te deixando feliz e o que o distancia da sua noção de realização profissional. É claro que a rotina perfeita não existe, e é preciso saber lidar com as dificuldades em qualquer profissão. No entanto, se há algo que te faz bem, nem que seja caminhar antes do expediente, que tal fazer isso com mais frequência em 2020? Dá mesma forma, procure evitar ou preparar-se melhor para lidar com aquelas situações quem mais causaram incômodo.

  1. O que deu errado?

Todos nós temos falhas profissionais e, certamente, elas apareceram em algum momento desse ano. Seja impaciência, medo de falar em público, desorganização, falta de pontualidade, falta de domínio de outro idioma, traços de sua personalidade ou competências específicas de sua área, reflita sobre aquilo que você acredita que pode fazer melhor. Não é preciso solucionar tudo de uma vez, mas selecione os aspectos que você pode, já em 2020, trabalhar para melhorar.

  1. O que deu certo?

Também não é preciso ser tão cruel assim consigo mesmo. Lembre-se dos desafios que superou, das ideias que deram certo, dos elogios que recebeu e da satisfação que sentiu sobre si mesmo em sua vida profissional. A ideia é manter suas características que estão dando certo. Lembrar-se do que te faz feliz e do que você tem como competências e forças é também uma ótima maneira de manter-se motivado e com a autoestima lá em cima.

  1. Como vai sua área?

Quando se fala em carreira, é preciso pensar não apenas nas suas competências, mas também no momento que o mercado (sua área de atuação, mais especificamente) tem vivido. Quais são as principais tendências? Quais elementos já ficaram para trás? O que há de novo em tecnologia? Quais competências têm sido mais buscadas? Pesquise sobre esses itens e mantenha-se atualizado para o próximo ano.

7 questões para avaliar sua vida profissional em 2019

Ah, e se estiver a fim de partir de partir para uma nova área profissional, já pesquise também sobre esse novo campo, conversando também com quem já está na área. Prepare-se.

  1. Quais aprendizados você deseja ter em 2020?

Nessa etapa de sua autoavaliação, você já deve ter uma noção de onde está e de aonde deseja chegar. Quais habilidades precisará desenvolver? De que forma fazer isso?

Com certeza, há pessoas com as quais trocar ideias, livros a serem lidos, cursos para fazer e eventos para participar. Já planeje a agenda pensando na evolução de sua carreira. Faça os cálculos para definir o que cabe no orçamento, mas tenha em mente que esse tipo de despesa é mais um investimento do que um gasto.

  1. Como vai o networking?

Como você viu no item anterior, conversar com as pessoas e fortalecer sua rede de contatos é importantíssimo, seja para aprender, tirar dúvidas ou fechar parcerias e negócios. Fazer networking significa conversar com pessoas relevantes em sua vida profissional (colegas, ex-colegas, amigos da faculdade, pessoas de sua área que você admira).

Marque encontros com essas pessoas, mas lembre-se de que networking é uma via de mão dupla, ou seja, você também deve mostrar-se útil e disponível. Não seja interesseiro.

  1. Como estimular a criatividade?

Ler, viajar, passear, visitar museus e exposições, assistir a filmes e peças de teatro… Você já percebeu quantas opções existem para relaxar e fortalecer sua criatividade ao mesmo tempo? Quantos desses itens você realizou esse ano? Que tal aumentar sua participação em eventos artísticos e culturais em 2020?

Além de serem excelentes passeios, eles enriquecem o seu repertório e, consequentemente, o pensamento criativo. Além do raciocínio lógico, o outro lado do cérebro, criativo e espontâneo, também é importante para a carreira. É preciso equilibrar os dois hemisférios para ter sucesso.

Com base nos questionamentos acima, você não entrará em 2020 com sua vida profissional no escuro. Avaliando o que está bom e o que não está, você será capaz de definir o que deseja aprender, o que é melhor pôr um fim ou até mesmo se é o caso de mudar de carreira. De um ou de outro jeito, o importante é evoluir, crescer, arriscar e, com planejamento, a chance de dar certo aumenta bastante. Sucesso!


Tags:, ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.