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5 hábitos que você precisa mudar em sua vida profissional
18 de outubro de 2019

As 10 competências profissionais mais valorizadas do momento – Parte 2

Em nosso último post, você começou a conferir algumas das competências profissionais mais esperadas e valorizadas pelo mercado, independentemente de sua área de atuação. No post de hoje, você confere a segunda parte do artigo, com mais 5 dessas importantes habilidades:

  1. Boa comunicação interpessoal

A comunicação clara é uma competência imprescindível para executar as tarefas do dia a dia, bem como para solucionar e prevenir problemas. Além disso, é por meio dela que se constroem bons relacionamentos com chefias, colegas de trabalho e com clientes. Além da objetividade, é importante ter empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro para evitar o surgimento de conflitos, sabendo a hora de ouvir e a hora de falar.

  1. Liderança

Ser líder é desenvolver a capacidade de conduzir as pessoas no alcance de um objetivo específico. É convencer as pessoas a seguir a sua ideia. A liderança, ao contrário do que muitos possam pensar, não necessariamente depende de um cargo de supervisão. Você pode ser um funcionário como qualquer outro e ser líder de um projeto específico.

A liderança é consequência de uma demonstração de talentos, habilidades e responsabilidade. No entanto, ela também exige a capacidade de ajudar os colegas, delegar tarefas, avaliar o desempenho e motivar. Acima de tudo, o bom líder é aquele que está acessível sempre que possível, que dá o exemplo e que conquista confiança.

As 10 competências profissionais mais valorizadas do momento – Parte 2

  1. Poder de convencimento

Bastante atrelada ao item anterior, a capacidade de convencer e de persuadir as pessoas também é uma competência profissional valorizada. Isso não significa manipular as pessoas para atingir seus próprios interesses, mas saber argumentar com propriedade e com força emocional.  Essa credibilidade se conquista com a reputação profissional que você construir e com a sua habilidade de comunicar-se com eficiência. Credibilidade se obtém com coerência no que se diz e no que se faz.

  1. Trabalho em Equipe

Ao mesmo tempo em que é importante persuadir, também é importante ser humilde e reconhecer que ninguém faz nada sozinho. As equipes profissionais são formadas por pessoas que não estão ali à toa, pois cada uma delas tem habilidades específicas. Respeitar as diferenças, ser pontual e responsável, comunicar o que for fazer e ajudar quando possível são os pilares básicos de um bom trabalho em equipe.

Além disso, pedir e dar opiniões, saber criticar e saber receber críticas construtivas e delegar tarefas também são competências importantes no exercício da liderança.

  1. Pensamento sempre à frente

Antecipar situações que possam acontecer consigo, com o departamento ou mesmo com a empresa é uma habilidade que permite que decisões mais assertivas sejam tomadas. Essa competência ajuda a prevenir problemas, mas também revela um interesse genuíno em gerir a própria carreira.

Estar “à frente do tempo”, como se diz, é um diferencial de grandes empresas, mas também de grandes profissionais. Por isso, esteja sempre atento às atualizações de seu segmento e às novas tecnologias. Faça cursos e treinamentos de atualização, aprenda coisas novas, leia, viaje, compare presente e passado, enfim, aproveite intensamente as oportunidades da vida e identifique todos os aspectos positivos que possam ser aplicados à sua vida profissional.


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