Blog

Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo em busca de uma vida plena
12 de agosto de 2019

Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo em busca de uma vida plena

O autoconhecimento é o conjunto de informações e percepções que adquirimos sobre nós mesmos. É um exercício diário de identificação dos principais traços de nossa personalidade e como ela influencia em nossas atitudes. Nossos valores, crenças, emoções, visões de mundo e, por fim, a forma como agimos, precisam ser muito bem percebidos por nós.

É tão fácil olharmos para o outro e enxergarmos todos esses itens. É tão fácil formarmos uma opinião sobre aqueles que convivem conosco. Contudo, refletir sobre nossos próprios atos e sentimentos é um exercício mais complexo.

Por que conhecer a si mesmo?

As vantagens do autoconhecimento não são poucas. Quanto mais você souber sobre si mesmo, mais será capaz de tomar decisões que te aproximam da felicidade. Quando uma pessoa conhece o que a faz feliz e o que a faz sofrer, seus objetivos, seu temperamento, suas características mais positivas e aqueles pontos que é preciso melhorar, ela será capaz de traçar metas e agir em prol de atingi-las.

Além disso, ela se tornará mais humilde, pois reconhecerá as limitações pessoais que precisa superar, mas também saberá defender-se se alguém, de alguma maneira, lhe ofender ou “invadir” seu espaço.

Na vida pessoal

Casar, ter filhos, viver numa casa, comprar um apartamento, ficar solteiro, ter um bicho de estimação, mudar de país, comprar um imóvel no campo… Você sabe qual é o estilo de vida que te faz mais feliz? Para algumas pessoas, é preciso estar perto da família. Outras precisam de liberdade, sem ter um lugar fixo ou planos muito definidos para um futuro próximo…

Se você pensar nas coisas que te fazem mais feliz e também naqueles momentos em que se arrependeu amargamente, saberá o que te motiva e o que está distante de seu propósito de vida. Mas será que você reflete sobre suas atitudes e sobre seus sentimentos? Será que você sabe o que quer?

Além disso, você consegue identificar aqueles traços que precisam ser desenvolvidos, como paciência, controle da ansiedade, perder a timidez, ser menos controlador, menos impulsivo, enfim, tudo aquilo que te causa problemas? As respostas todas estão dentro de si mesmo.

Na vida profissional

Aos 17 anos ninguém sabe muito bem o que fazer da vida. Será que sua escolha profissional te faz feliz? A empresa em que você está te oferece momentos de prazer em seu trabalho, com possibilidades de crescimento? Sua carreira está em sintonia com sua vida pessoal, ou cada uma está pendendo para um lado diferente? Se as coisas não estiverem indo muito bem, lembre-se de que a mudança é um sinal de saúde mental. Recalcule a rota quantas vezes forem necessárias, mas conheça a si mesmo para não cometer os mesmos erros.

Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo em busca de uma vida plena

Tendo definido bem qual é o seu caminho profissional, é hora de olhar para suas habilidades. Você é capaz de listar seus pontos fortes e fracos? Na hora dos desafios, use suas melhores capacidades para obter destaque.

Quanto às suas fraquezas profissionais, sabendo identificá-las você poderá fazer planos para desenvolver esses aspectos – seja fazendo um curso, um treinamento, aprendendo um novo idioma, especializando-se num novo programa ou simplesmente conversando com alguém mais experiente – como um tutor.

Na vida financeira

Por último, mas definitivamente não menos importante, o autoconhecimento também pode te ajudar muito nas suas finanças. Você é poupador? É gastador? Te falta conhecimento sobre educação financeira? Tem medo de tocar no assunto? Tem medo de investir?

Quanto mais cedo você diagnosticar os problemas que estão te deixando no vermelho, mais facilmente conseguirá fazer um plano para prosperar financeiramente. Em alguns casos, será preciso recorrer a uma ajuda especializada, mas ela só funcionará se você conhecer bem a sua relação com o dinheiro.

Será que investir na bolsa é uma boa ideia para você, só está faltando aquele conhecimento mais técnico? Será que você está comprando muito por impulso e precisa estabilizar suas emoções para agir de forma um pouco mais racional?

Percebe como tudo depende do conhecimento que você tem de si mesmo? Não tenha medo de descobrir quem você é. Identificar suas fraquezas, além de ser uma profunda demonstração de coragem, é também o primeiro passo para ter uma vida plena, feliz, alcançando objetivos e realizando sonhos, seja na vida pessoal, profissional ou financeira.

Você deve ter percebido que este post trouxe mais questionamentos do que informações, não é mesmo? É porque, quando falamos em autoconhecimento, preencher essas lacunas depende de você. E só de você.

Conheça a si mesmo e lute por tudo aquilo que te leva para mais perto da pessoa que você deseja se tornar!


Tags:, , , , , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.