Blog

Autoconhecimento? Por que ele é decisivo no sucesso?
9 de setembro de 2019

Autoconhecimento: Por que ele é decisivo no sucesso?

O sucesso de uma empresa depende de muita pesquisa. É necessário investigar o comportamento de seu público-alvo, as ações da concorrência e as características do mercado para, por fim, propor uma solução inovadora, que encante os clientes e gere lucro.

Mas, e quando falamos de realização pessoal? Do nosso próprio sucesso? Pesquisas também são necessárias. Não são pesquisas de mercado, obviamente, mas reflexões sobre quem nós somos, o que queremos e qual o espaço que desejamos ocupar no mundo. Em outras palavras, estamos falando de autoconhecimento.

O que é o autoconhecimento?

“Conhece-te a ti mesmo”, já diziam os filósofos da Grécia Antiga. O autoconhecimento é a sabedoria que acumulamos sobre nós mesmos, refletindo sobre os traços de nossa personalidade, nossas habilidades, nossas emoções, nosso modo de pensar sobre o mundo, nossa maneira de agir e reagir, bem como os pontos que precisamos desenvolver e melhorar.

Nós vivemos neste mesmo corpo que nos foi dado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Parece paradoxal que muitos de nós não saibamos quem nós realmente somos. Isso acontece porque vivemos basicamente em piloto-automático, sem refletir sobre o sentido das coisas que pensamos, falamos e fazemos.

Tirar um tempinho diário para meditar e refletir permite que nos conheçamos mais, identificando os nossos pontos fortes, que devem ser evidenciados, e os pontos mais fracos, que devem ser trabalhados e desenvolvidos.

Na Vida Pessoal

Quanto mais você analisar o seu comportamento nos relacionamentos amorosos passados, mais conseguirá ser bem-sucedido nos relacionamentos futuros, pois será capaz de corrigir as falhas que cometeu. Isso é válido também para relacionamentos familiares e amizades.

Autoconhecimento? Por que ele é decisivo no sucesso?

Conhecer a si mesmo evita que coloquemos a culpa das coisas que deram errado em outras pessoas. Você se submeteu àquilo, logo, você poderia ter evitado. Assim, o exercício do autoconhecimento não é fácil, pois exige muita humildade e coragem, mas vale a pena.

Além de melhorar os seus relacionamentos, o autoconhecimento também melhora a qualidade das suas decisões. Conhecendo bem a si mesmo, você saberá o que você quer, deixando de agir para atender às expectativas de outras pessoas. Casar, ter filhos, mudar de casa, morar em outro país, enfim, cada escolha que você fizer te deixará mais perto da felicidade se você realmente conhecer quem você é.

Na Vida Profissional

Ainda falando sobre tomar decisões, quando uma pessoa conhece suas características, ela também será capaz de escolher uma carreira que a deixará mais feliz. Se for alguém, por exemplo, que ama arte e literatura, provavelmente não se dará bem com a frieza e a racionalidade dos números com os quais os engenheiros lidam todos os dias.

Além disso, no próprio dia a dia de trabalho, o profissional se sentirá mais confiante se souber bem quais são suas forças e fraquezas profissionais, assumindo as tarefas para as quais se sente mais capacitado, e solicitando ajuda quando se deparar com um desafio que exige habilidades que ainda não estão muito desenvolvidas.

Ninguém pode ser perfeito em tudo. Por isso, em âmbito profissional, é importante identificar e evidenciar seus diferenciais para obter destaque e progredir. Isso é válido tanto para quem trabalha nas empresas quanto para quem possui um negócio próprio.

Na vida financeira

Por fim, o autoconhecimento também impacta seu bolso. Você gasta com o que precisa ou é um consumidor impulsivo? Você planeja seus gastos para objetivos futuros ou só pensa no presente? Você pensa em investir? Se sim, é melhor optar pela renda fixa ou partir para a bolsa de valores?

Se está faltando dinheiro no fim do mês ou se você não sabe onde investir o que sobra, também está faltando autoconhecimento. Isso acontece porque as pessoas também têm um “perfil financeiro”, e é importante conhecê-lo para acabar com as dívidas, fazer o dinheiro render e construir um futuro mais tranquilo, sem depender de um emprego.


Tags:, , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.