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Carreira: como formar novos líderes?
31 de outubro de 2019

Carreira: como formar novos líderes?

Um bom empreendedor sabe montar equipes, delegar funções e formar novos líderes. É impossível ser um especialista em todas as áreas de uma empresa, de modo que aquele empresário centralizador que quer resolver tudo sozinho sempre acaba fazendo tudo pela metade.

Nesse sentido, é muito importante saber contratar e, mais do que isso, incentivar a formação de lideranças competentes, de modo que a vida do empreendedor fique mais tranquila e ele precise apenas ter uma noção geral do todo. Os líderes são peças-chave no planejamento estratégico das empresas, além de serem inspirações para os colegas.

A questão é: como formar novos líderes no ambiente profissional? Existem cursos que ajudam a desenvolver as capacidades relacionadas à liderança, mas há também algumas coisas que o próprio empreendedor pode realizar. Confira 5 delas:

  1. Ouça e observe

Um bom líder sabe ouvir. Um líder que deseja formar novos líderes ouve mais ainda. Empreendedores devem estar atentos às pessoas que possuem certas características de liderança e, mais do que isso, que têm desejo real de ser líder.

Atente-se apenas para o fato de que as equipes são diferentes umas das outras, e um líder pode ser muito eficiente em uma, mas não se adaptar muito bem a outras. Saiba observar e ouvir seus funcionários.

  1. Consulte os profissionais de Recursos Humanos

Uma boa equipe de RH é formada por administradores, psicólogos e especialistas em gestão de pessoas. Essas pessoas são as mais capacitadas para identificar e desenvolver o potencial de liderança dos colaboradores.

Cabe a esse departamento saber contratar pessoas com características específicas, avaliar o desempenho dos colaboradores e investir em programas de capacitação de funcionários, seja para a liderança ou não. Invista nesse setor.

Carreira: como formar novos líderes?

  1. Faça do feedback uma rotina

Você que é empreendedor possui naturalmente ou aprendeu ao longo da vida muitas habilidades sobre liderança corporativa. Transmita esses conhecimentos àqueles que você acredita que podem se tornar líderes. Avaliar o desempenho de todos os funcionários, corrigindo o que pode ser melhorado e reconhecendo o que já está indo bem, é sua função.

Além disso, explicar a cada funcionário qual é o seu papel dentro da engrenagem corporativa ajuda muito a desenvolver potenciais lideranças e reter talentos.

  1. Seja um motivador

Como é que você espera despertar o desejo de ser líder nos membros de sua equipe se você mesmo não os inspira, não os motiva, não os ajuda a construir relacionamentos harmoniosos?

É preciso ser um motivador, demonstrar interesse e reconhecer talentos e trabalhos em equipe bem-sucedidos. Alguns chefes comunicam apenas os problemas e o que deu errado. Não cometa esse erro. Corrija em particular, mas também saiba elogiar em público um trabalho bem feito ou uma boa ideia que surgiu.

  1. Dê o exemplo

Ainda bem atrelado ao item anterior, o exemplo é a melhor forma de ensinar e motivar. Você é acessível aos seus funcionários? Dá feedbacks frequentes? É pontual e organizado? Tem jogo de cintura para lidar com diferentes pessoas? Sabe auxiliar os diferentes departamentos? Demonstra interesse genuíno pelo que faz e pelo crescimento de seu empreendimento?

Não é porque você está numa posição de liderança que você é de fato um líder. Isso se constrói com o tempo e com atitudes. Se você deseja despertar novos líderes em sua empresa, dê o primeiro exemplo. Atente-se às suas palavras e às suas atitudes, de modo que umas não contradigam as outras. É assim que você inspirará e ensinará, naturalmente, as habilidades da liderança organizacional.


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