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Carreira: Conheça as 4 habilidades profissionais que têm feito a diferença nos processos seletivos
7 de novembro de 2019

Carreira: Conheça as 4 habilidades profissionais que têm feito a diferença nos processos seletivos

Todo mundo deseja desenvolver um perfil empreendedor para abrir um negócio próprio, ou conseguir um bom cargo numa empresa moderna e com bom potencial de crescimento.

Em um ou no outro caso, há 4 características que os profissionais de Recursos Humanos definem como decisivas na condução de uma carreira. É claro que as empresas, departamentos e cargos possuem características próprias e procuram perfis compatíveis. Ainda assim, há habilidades mais generalistas que, nos últimos anos, têm sido unanimidade entre os profissionais de destaque. Descubra quais são:

  1. Competitividade

Ser competitivo no ambiente de trabalho não é traçar uma disputa com os colegas e fazer de tudo para derrubá-los. A competitividade de que estamos falando consiste na capacidade de fortalecer o currículo e mostrar-se pronto para os desafios da empresa. Basicamente, é tornar-se aquela pessoa em quem os superiores sabem que podem confiar, por questões de responsabilidade, criatividade, inteligência e bom relacionamento interpessoal.

Ser competitivo nesse sentido é adquirir diferentes competências e demonstrá-las no dia a dia, de modo natural, sem “querer se aparecer”. Ser inovador, propor novas formas de fazer as coisas (com mais velocidade, novas tecnologias ou menor gasto) e trazer novas ideias de suas experiências passadas são maneiras de exercer essa competição saudável.

  1. Empatia

Seja para lidar com um cliente, um fornecedor, um colega ou um superior, é importante desenvolver a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Quando fazemos isso, conseguimos satisfazer de modo pleno as expectativas criadas pela outra parte. Esse é, essencialmente, o objetivo de qualquer organização: resolver problemas ou desejos dos clientes, satisfazendo e preferencialmente superando suas expectativas.

Carreira: Conheça as 4 habilidades profissionais que têm feito a diferença nos processos seletivos

Para desenvolver essa habilidade, é importante saber ouvir e estar atento ao que as pessoas dizem, como se sentem, observar suas atitudes. Pesquisas de mercado ajudam muito as empresas nesse sentido, e seus dados devem ser interpretados e convertidos em melhores ações. É preciso ser sensível para compreender o que as pessoas desejam.

  1. Capacidade de Persuasão

Defender diferentes pontos de vista faz parte do dia a dia de qualquer organização, seja na comunicação externa (com o público) ou interna (com colegas, fornecedores e parceiros). Para que isso aconteça, a comunicação deve ser clara, objetiva e construída sobre argumentos fortes, pautados, sobretudo, nas melhorias de desempenho da empresa. Há quem já nasça com essa capacidade, mas a verdade é que todo e qualquer um de nós pode e deve aprendê-la.

Persuasão não é bate-boca. Ao contrário, é uma habilidade de jogo de cintura, planejamento, coerência e credibilidade. Manipular as pessoas sem ética e faltando com a verdade, em contrapartida, destrói sua imagem profissional. Saiba ouvir e contra-argumentar, mas nunca se considere o “dono da verdade”.

  1. Visão de Negócios

Seja para quem é funcionário ou para quem é proprietário de uma empresa, é importante compreender onde a empresa está e aonde deseja chegar. O conhecimento desses dois pontos possibilita o desenvolvimento de estratégias de negócios mais eficientes, em que cada colaborador compreende o lugar que ocupa na corporação.

Essa visão de negócios permite a prevenção de problemas e a neutralização de ações da concorrência. Para isso, porém, é preciso estar atento às notícias do ramo, às questões políticas e econômicas, às pesquisas do mercado consumidor e às perspectivas para o futuro dos negócios. Pesquise, leia, estude, vá a eventos, atualize-se e nunca deixe de se informar. Quem para no tempo para no mercado também.


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