Blog

Como a mentoria pode te ajudar?
13 de junho de 2019

Como a mentoria pode te ajudar?

O termo mentoria tem se popularizado nos últimos anos e significa uma espécie de consultoria dada por alguém experiente a alguém iniciante ou em dificuldades em uma área específica do conhecimento.

Quando olhamos para as carreiras de pessoas bem-sucedidas, é natural que surja o desejo de imitá-las, de saber como agiram diante dos desafios e como conseguiram vencer. Porém, mais surpreendente ainda é perceber que essas pessoas também se espelharam muito em outros que atingiram o sucesso antes delas. Esse é o princípio básico da mentoria: a propagação do conhecimento, por meio de uma tutoria.

Ferramenta profissional

Hoje em dia, é impensável seguir uma carreira apenas esperando que as oportunidades surjam. É preciso identificar o ponto em que você se encontra e o local em que deseja chegar. Esse processo é longo e, muitas vezes, não sabemos quais competências precisamos adquirir e quais atitudes devemos tomar. É aí que entra a experiência de um mentor.

O mentor não vai fazer nada por você, exceto compartilhar a experiência que adquiriu e te ajudar a desenhar um plano sólido e exequível para alavancar sua carreira. Há, inclusive, empresas que têm substituído treinamentos por mentorias com funcionários ou ex-colaboradores mais experientes.

Ainda assim, qualquer pessoa pode, individualmente, solicitar uma mentoria quando estiver em dúvidas sobre qual rumo seguir ou como organizar seu crescimento na área profissional escolhida.

Como a mentoria pode te ajudar?

Qual a diferença entre mentoria e coaching?

São ferramentas parecidas, o que leva algumas pessoas a crerem que são a mesma coisa. Contudo, há algumas diferenças. A mentoria geralmente é indicada para casos de problemas e dúvidas específicas sobre uma área profissional, permitindo uma orientação com alguém bem-sucedido nessa área.

O coaching, porém, é útil em diversos tipos de objetivos a serem alcançados, não necessariamente projetos profissionais. Além disso, as mentorias costumam ter duração indefinida, enquanto o coaching é destinado a projetos pontuais mais rápidos, durando apenas alguns meses.

Quem pode ser mentor?

A escolha do mentor é um processo complexo, mas que, em geral, engloba algumas características, como: tempo de experiência, conquistas alcançadas, área de expertise, reconhecimento do segmento, entre outros.

Seja uma sessão de coaching ou de mentoria, um aspecto fundamental é que haja sintonia e confiança entre os envolvidos, de modo que a orientação recebida seja realmente proveitosa e faça a diferença.

Dica Extra: Para saber mais sobre desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro, participe da próxima edição do Millionaire Mind Intensive, o maior treinamento de educação financeira do mundo, em Brasília, de 5 a 7 de julho.


Tags:, , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.