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Conheça 5 pilares da construção de uma liderança forte
11 de julho de 2019

Conheça 5 pilares da construção de uma liderança forte

Há uma diferença muito grande entre saber o significado teórico de liderança e conhecer os meios práticos para exercê-la de forma eficaz. É por conta dessa diferença que há muitas equipes em ambiente corporativo que não conseguem alcançar seus objetivos ou que, de alguma forma, deixam de progredir.

Os estudos sobre características da liderança e gestão de pessoas têm se tornado cada vez mais profundos, afinal de contas, um bom líder pode transformar as equipes e seus contextos de atuação. Assim, confira 5 pilares que edificam uma liderança sólida e produtiva:

  1. Clareza ao comunicar-se

Um bom líder é aquele que não deixa ninguém no escuro. Ele informa sua equipe sobre a realidade atual da empresa, sobre o status dos projetos, sobre os objetivos que precisam ser atingidos e sobre como cada membro da equipe pode ser útil. Além disso, ele também lança mão da coerência e da objetividade ao dar feedback aos colaboradores e também ao realizar apresentações e conduzir reuniões.

  1. Harmonia ao relacionar-se

Ainda há, em pleno 2019, aquele que acredita que uma boa liderança é exercida pelo “medo de seus subordinados”. Nada mais medieval do que esse tipo de pensamento, não é mesmo?

Muito pelo contrário, um bom relacionamento interpessoal também é obrigatoriedade dos líderes. Além de incentivarem esse comportamento entre os colaboradores, também eles precisam se dar bem com todos. Isso não quer dizer que eles não tenham que dar ordens e advertir quando necessário, mas precisam manter a cordialidade e a harmonia com a equipe e com os demais contatos, mantendo um clima organizacional positivo.

Conheça 5 pilares da construção de uma liderança forte

  1. Conhecimento sobre cada membro da equipe

Sabe aquele chefe que não sabe direito o nome do funcionário, sua formação, suas experiências prévias? Como ele conseguirá distribuir tarefas adequadas aos seus conhecimentos se ele não conhece a fundo quem trabalha com ele?

Cada pessoa possui talentos e aptidões próprias. Um bom líder sabe explorar os pontos fortes de cada um, construindo um todo produtivo e eficaz, auxiliando também nas fraquezas da equipe.

  1. Visão antecipada

As empresas precisam ser capazes de prever problemas, se antecipar às ações da concorrência e tomar decisões. Essas capacidades passam, sobretudo, pelas mãos dos líderes, que, em geral, conversam com os demais funcionários, mas sabem que são eles os responsáveis pelas escolhas finais. Eles precisam ser capazes de manter a frieza, a racionalidade e a criatividade, mesmo (e sobretudo!) nos momentos desafiadores.

  1. Estudo constante

Aqui, não falamos apenas de formação acadêmica, embora as graduações e especializações estejam aí para aprofundar e lapidar os conhecimentos de qualquer profissional. Além disso, líderes precisam ser pessoas muito bem informadas sobre o mercado em que estão inseridas, acompanhando as principais tendências. Por fim, precisam adquirir conhecimentos sobre a liderança em si e sobre como podem evoluir e melhorar nessa posição que foi conquistada.

Líderes que desenvolvem essas competências tornam-se grandes inspirações para seus colaboradores.


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