Blog

Em qual estágio financeiro você se encontra?
14 de maio de 2019

Em qual estágio financeiro você se encontra?

Segundo o empresário, autor e palestrante canadense T. Harv Eker, existem diferentes estágios na vida financeira de uma pessoa, e um dos grandes problemas que elas enfrentam é justamente não saberem onde se encontram.

Ao longo da vida, sempre aprendemos que é preciso ter um emprego ou ser dono de um negócio para encontrarmos certa estabilidade financeira. Até aí, podemos de fato ser estáveis. Mas isso quer dizer que somos livres? Tendo um emprego ou um negócio próprio no qual precisamos trabalhar o dia inteiro, às vezes todos os dias da semana?

Esse é apenas o primeiro dos estágios financeiros de T. Harv Eker: estabilidade, liberdade financeira e riqueza. Vamos saber um pouco mais sobre cada um deles?

Estabilidade

Segundo Harv, a primeira regra para a riqueza é não impor limites à sua renda. No entanto, o seu tempo e a sua energia possuem limites e, por mais que você seja extremamente dedicado ao seu emprego ou ao seu negócio, o máximo que vai conseguir é estabilidade.

Essa estabilidade consiste basicamente em conseguir dar conta de suas despesas e talvez economizar um pouquinho. Independentemente de quanto uma pessoa ganhe, se ela gasta toda a sua renda no mês, nunca vai sair desse estágio. São pessoas que convivem com o medo, o estresse e a ansiedade de perder o emprego e de não conseguir pagar as contas.

Liberdade Financeira

O próximo estágio é o de ser financeiramente livre, o que não necessariamente significa ser rico. Aliás, segundo Harv, ser livre vem antes de ser rico. Para alcançar esse estágio, é preciso ter o objetivo de fazer o seu dinheiro gerar dinheiro.

Em qual estágio financeiro você se encontra?

Para que isso seja possível, é necessário separar uma determinada porcentagem de sua renda e colocá-la na conta da liberdade financeira, isto é, uma quantia para investir. Mesmo que seja apenas 10%, o importante é começar e saber onde investir. Educação Financeira não é algo muito popular no Brasil, de modo que é necessário estudar um pouco para saber quais são os tipos de investimento mais rentáveis. A poupança, por exemplo, não é lá muito promissora.

A liberdade financeira virá quando os rendimentos, ou seja, “o dinheiro que foi produzido pelo dinheiro investido” for capaz de cobrir seus desejos e necessidades, sem que o trabalho seja algo indispensável.

Riqueza

Por fim, o estágio da riqueza é aquele em que a pessoa não possui limites para seus rendimentos. Segundo Harv, esse é o estágio das pessoas que não só investem como também possuem um negócio próprio.

No entanto, não basta apenas criar um negócio, é preciso que ele seja rentável e sistematizado a ponto de você não precisar estar lá diariamente para que ele funcione. A riqueza não vem apenas do fato de ter dinheiro, mas também de não precisar despender tempo e esforço para obtê-lo. São outras pessoas e outras tecnologias que fazem esse trabalho para você.

É claro que, no início, você precisará arregaçar as mangas e trabalhar em seu próprio negócio, mas já tenha o objetivo de “sair da linha de frente” o quanto antes. Segundo Harv, “quando você tem um negócio que gera muito dinheiro sem o seu envolvimento, então você poderá ficar rico”.

E você, já sabe em qual estágio se encontra? Aonde quer chegar? Aqui vai uma dica importante: já pensou em participar do treinamento que foi idealizado pelo próprio T. Harv Eker? Para saber mais sobre desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro, participe da próxima edição do Millionaire Mind Intensive, o maior treinamento de educação financeira do mundo, em Brasília, de 5 a 7 de julho.


Tags:, , , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.