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Está faltando tempo? Aprenda a gerenciá-lo
13 de maio de 2019

Está faltando tempo? Aprenda a gerenciá-lo

O dia seria maravilhoso se tivesse 40 horas, não é mesmo? São tantas as tarefas que precisam ser feitas que 24 parece ser um número insuficiente. Porém, se você souber distribuir esse tempo entre suas tarefas, incluindo um tempo para descanso, você melhorará a sua produtividade, sem cometer ações extremas – descansar demais ou se tornar um workaholic. Procure manter o equilíbrio.

Uma coisa de cada vez

Essa ideia de que damos conta de várias coisas ao mesmo tempo é pura ilusão. Se você se concentrar em uma única atividade e fazê-la bem-feita, não demorará tanto tempo. Depois poderá partir para a próxima. Fazer tudo junto prejudicará a sua concentração e te dará a sensação de que nada está sendo feito, aumentando a ansiedade.

Faça uma lista com as atividades que precisam ser feitas – não apenas de sua vida profissional – e inclua descansos e momentos de lazer entre elas. O cérebro não é uma máquina, é um órgão como qualquer outro e, por isso também precisa de descanso. Mas atenção, ao começar uma tarefa, dedique-se exclusivamente a ela. Redes sociais só na hora do descanso, ok?

A lista do pior para o melhor

Via de regra, o ideal é criar sua lista de afazeres na véspera, sempre colocando as prioridades entre as primeiras a serem resolvidas. Se não houver nada urgente, a dica para montar a ordem é fazer nas primeiras horas as atividades mais difíceis e cansativas, já que, pela manhã, estamos mais descansados e bem-dispostos. Ao longo do dia a energia se esvai. Assim, quando se sentir mais esgotado, sobrarão apenas as atividades mais legais ou mais fáceis.

Além da ordem, estime também o tempo que será gasto em cada tarefa, com alguma folga para que não haja desespero. Assim, você acompanha mais claramente o seu nível de produtividade e distribui as atividades ao longo da semana.

Planejamento é essencial

Outro aspecto importantíssimo é certificar-se de que você tem tudo de que precisa para a execução da tarefa antes de iniciá-la. Papel, caneta, calculadora, telefone, agenda, computador, aquele arquivo que você não vê há 5 meses e vai precisar dele agora, você sabe onde está tudo isso? Não há nada mais improdutivo do que começar algo e parar porque está faltando algum material ou informação.

Está faltando tempo? Aprenda a gerenciá-lo

Assim, mantenha suas coisas organizadas e acessíveis, principalmente aquilo que será utilizado ao longo do dia. Isso economiza tempo e previne que você perca a motivação e a disposição.

Tem como melhorar?

Mesmo com toda a organização e planejamento possíveis, não tem jeito, há dias em que simplesmente precisaríamos de três de nós para fazer tudo. É o caso de você se perguntar: será que você precisa de alguém com quem dividir essas tarefas? Não tenha medo de pedir ajuda ou de abrir o jogo com seus superiores. O excesso de compromissos pode adoecer as pessoas, fazendo com que se sintam inúteis ou incapazes quando não é verdade.

Uma pessoa para ajudar ou um aplicativo, algo que automatize as tarefas mais burocráticas, podem acelerar bastante a execução das tarefas e evitar o seu esgotamento físico e mental.

Além disso, também é importante saber dizer “não” quando perceber que não dará conta da tarefa ou compromisso. É melhor do que assumir uma responsabilidade e prejudicar as pessoas que dela dependiam por não conseguir realizá-la.

Em resumo, organize seu meio, liste suas tarefas da pior para a melhor, atribua um tempo para cada uma delas, defina momentos de descanso e peça ajuda, se necessário. Dessa forma, você se sentirá mais tranquilo, produtivo e realizado ao longo do dia.

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