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Marketing de Conteúdo: Como ele pode te ajudar nos negócios?
29 de maio de 2019

Marketing de Conteúdo: como ele pode te ajudar nos negócios?

Hoje em dia, as empresas de qualquer porte precisam obter diferenciais em relação aos seus concorrentes. Num mar de anúncios, produtos e preços, as pessoas querem obter algo em troca de sua atenção. Por isso, o marketing tradicional – focado em promover vendas – tem cedido lugar ao marketing de conteúdo – que procura atrair um público interessado, por meio de assuntos relevantes.

Você já deve ter percebido que, cada vez mais, as marcas têm investido em dicas, notícias pertinentes, tutoriais e curiosidades em seus diferentes canais de comunicação. Essa é uma estratégia válida tanto para despertar interesse quanto para manter e fidelizar quem já é cliente. Isso pode ser feito por meio de blogs, e-mail marketing, e-books, newsletters e, claro, nas redes sociais.

Evitando apenas a divulgação de produtos, o marketing de conteúdo atrai clientes em potencial e ainda confere autoridade à marca, que demonstra valioso conhecimento em sua área de atuação. Confira algumas dicas sobre como colocá-lo em prática:

  1. Conheça seu público em potencial

Para produzir conteúdo relevante, é importante explorar os assuntos que sejam de interesse de seu público-alvo – não apenas de quem já é seu cliente, mas também de quem tem potencial para ser. Que tipo de dúvidas essas pessoas podem ter sobre sua área de atuação? Quais curiosidades lhes são aguçadas? Responda-as com diferentes conteúdos e mantenha esse público conectado.

  1. Pense em pautas relevantes, com fontes confiáveis

Faça pesquisas profundas, de preferência com especialistas e fontes de autoridade para manter a credibilidade das suas informações junto ao seu público. Um dado equivocado pode prejudicar a imagem do seu negócio. Uma dica é apostar naqueles assuntos que nunca saem de moda, e sempre estão provocando dúvidas ou debates entre as pessoas.

Marketing de Conteúdo: Como ele pode te ajudar nos negócios?

  1. Mostre suas soluções para as “dores” do público

Para ser mais persuasivo nos conteúdos, uma dica importante é explorar as “dores” do seu público, ou seja, identificar os problemas ou desejos que as pessoas tenham. Se conseguir dados estatísticos confiáveis sobre essas questões, melhor ainda. Depois, sutilmente mostre que o seu negócio tem produtos/serviços para resolver esses problemas. Mas, atenção: faça isso de forma discreta, pois o foco do marketing de conteúdo é “educar” e despertar interesse, não estimular vendas de forma direta.

  1. Elabore um calendário e conecte diferentes canais

Lá no início do texto, você conferiu alguns canais de comunicação frequentemente utilizados para a publicação de conteúdo. A diversidade é sempre enriquecedora, por isso, explore formatos variados, como imagens, artigos, notícias, entrevistas, pesquisas, infográficos, vídeos, lives, stories, coberturas de eventos, entre outros.

Além disso, lembre-se de que a chave para o sucesso de sua estratégia de conteúdo é a consistência, ou seja, é preciso publicar esses conteúdos com uma frequência definida. O ideal é planejar um calendário de pautas, dando atenção aos assuntos que estiverem em alta em cada época. Assim, o público perceberá que seus canais são fonte regular de informações relevantes e passarão a segui-los e interagir mais.

  1. Não se esqueça do SEO

Uma dica de ouro: pense nas palavras-chave que o seu público pode utilizar para buscar os produtos e serviços que você comercializa. Se você utilizá-las nos seus conteúdos, os sites de busca avaliarão o seu site de forma positiva e relevante, possivelmente colocando-o entre os primeiros resultados da página de busca.

Essa estratégia chama-se SEO (Search Engine Optimization, do inglês, “otimização de mecanismos de busca”) e torna os sites mais acessíveis nos mecanismos de busca, conforme eles entendam que o seu conteúdo é original e relevante às pessoas que procurarem por assuntos específicos que estejam relacionados.

Aproveite as possibilidades que o marketing de conteúdo te oferece, já que são muitas! Interaja com seu público, mostre que você domina os assuntos de sua área e aumente sua influência!


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