Blog

O que se espera de um líder moderno? – Confira 6 habilidades
26 de setembro de 2019

O que se espera de um líder moderno? – Confira 6 habilidades

Em qualquer empresa, gestores são peças-chave, sem as quais a “engrenagem” não funciona. São líderes, não necessariamente executivos, mas também coordenadores de áreas e projetos específicos. Eles reúnem e orientam os diferentes recursos da empresa para que os objetivos corporativos sejam alcançados dentro dos prazos estabelecidos.

Ser um gestor é ser um líder, e a liderança moderna exige que algumas competências e habilidades sejam desenvolvidas e postas em prática. Há quem já nasça com algumas dessas características, mas elas também podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Vamos a elas?

  1. Planejamento

É impossível, no século XXI, conduzir a vida profissional com base no “fazer o que for surgindo”. Se objetivos foram definidos, cabe aos líderes definir os prazos, os recursos que serão necessários, a delegação de tarefas, enfim a organização do tempo e do espaço. Além do conhecimento técnico, gestores e colaboradores devem entrar em sintonia para organizar todo e qualquer projeto.

  1. Análise – antes, durante e depois

Gerir uma empresa ou departamento é um exercício constante de analisar problemas e oportunidades sob diferentes pontos de vista. Assim, conversando com os funcionários, fica mais fácil chegar a uma solução, efetuá-la e avaliar se o desempenho correspondeu ao esperado.

É assim que as empresas progridem: analisando, fazendo e avaliando o que foi feito. Se deu certo, pode-se repetir a estratégia. Se deu errado, é preciso planejar uma nova tática.

O que se espera de um líder moderno? – Confira 6 habilidades

  1. Clareza na comunicação

Todos os membros da equipe precisam saber qual é o objetivo comum e de que forma cada um deles será útil no projeto, bem como o prazo que deve ser cumprido. É função do gestor transmitir essas informações de forma clara e objetiva, bem como tirar dúvidas e prestar auxílio nas atividades, sempre que necessário.

Assim, problemas são prevenidos, conflitos são evitados, e o trabalho segue fluindo bem.

  1. Capacidade de Negociação

Um bom líder deve defender os interesses de sua empresa e de seu setor, além de saber unir e motivar todos os membros de sua equipe. Por isso, em qualquer reunião que surja, esse profissional deve ser persuasivo, enfático e ter as informações necessárias para convencer as pessoas ao seu redor. Esse poder de influência ocorre quando as ideias são expostas com clareza e ênfase.

  1. Motivação

Qualquer líder precisa ter garra e energia para conduzir seus colaboradores, estimulando neles essa mesma motivação. Se cada membro do time compreender que é importante e que é capaz de realizar aquilo que lhe for proposto, sentindo-se amparado, fatalmente será mais empenhado e produtivo. Um bom gestor faz com que cada funcionário perceba sua importância.

  1. Acessibilidade

Hoje em dia, existem muitas formas de se comunicar, seja pessoalmente, por telefone, e-mail, mensagem de texto, entre outros. Um gestor competente é acessível a seus funcionários, ou seja, deixa abertos esses canais de comunicação para auxiliar a execução de cada atividade. Essa acessibilidade constrói uma relação de confiança mútua, tão fundamental para o trabalho em equipe.

Essas são apenas algumas das competências de um líder moderno. Você já possui ou já está se empenhando para desenvolvê-las?


Tags:, , , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.