Blog

Quer ser um bom líder? Comece por um bom exemplo
10 de junho de 2019

Quer ser um bom líder? Comece por um bom exemplo

Você, provavelmente, já ouviu falar que um líder não necessariamente é um chefe, e vice-versa, não é mesmo? A liderança tem mais a ver com um tipo de comportamento do que com um cargo em si. Assim, mesmo que ocupar uma posição de liderança ainda seja apenas um objetivo a ser alcançado, a sua postura pode, desde já, dar sinais de que o líder que habita em você está pronto para vir à tona.

Na hora de agir com colegas e colaboradores, dar um bom exemplo é o primeiro passo para revelar suas forças como líder, inspirando, ensinando, contagiando e motivando aqueles ao seu redor. Confira alguns pontos a serem observados nesse sentido:

Tenha atitude

Os líderes de uma organização são os profissionais cuja atitude mais é observada, tanto pelos líderes aos quais respondem (chefes dos chefes), quanto por seus liderados. Dessa forma, é primordial conhecer e seguir fielmente as regras da empresa, comunicar-se com clareza e respeito, ter uma atitude positiva frente aos desafios e agir com responsabilidade diante das tarefas pelas quais você é responsável.

Empenhar-se, cumprir prazos, prezar pela qualidade do que faz e ter um relacionamento harmônico com todos são alguns aspectos que, embora sejam obrigação de todos, podem fazer com que você se destaque.

Seja o primeiro a pôr em prática o seu discurso

Líderes precisam ser exigentes em relação às atitudes de seus colegas e funcionários. É preciso dar feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. No entanto, também é preciso olhar para o próprio umbigo. Será que você, enquanto líder, cumpre aquilo que tem exigido de seus colaboradores?

Quer ser um bom líder? Comece por um bom exemplo

Quando há distância entre aquilo que se fala e aquilo que se faz, as lideranças perdem força e recebem queixas dos outros profissionais. Seja um exemplo, pois ele fala mais alto do que qualquer palavra que você empregue.

Compartilhe seus conhecimentos

Um bom líder nunca para de estudar, se informar e desenvolver suas competências e habilidades. Mais do que isso, ele também se preocupa em compartilhar com suas equipes os seus saberes, de modo que todos possam progredir juntos.

Há líderes que preferem guardar a informação para si, temendo serem superados por seus funcionários. Não há postura pior do que essa para um líder, pois isso impede sua equipe de crescer. Em compensação, quando um líder constrói junto com seu time, obtém em retorno uma equipe muito mais grata, motivada, respeitosa e competente.

Seja um motivador

Liderar não é só cobrar. É preciso reconhecer esforços e conquistas, além de manifestar otimismo e uma atitude positiva. Nunca é fácil alcançar um objetivo, especialmente quando se trabalha em equipes, compostas por pessoas com diferentes conhecimentos e personalidades.

Um bom líder é aquele que consegue manter a harmonia dentro do grupo e sabe o que dizer tanto nas horas boas quanto nas horas difíceis. Funcionários confiam em líderes que manifestam preocupação não somente com as metas, mas também com o crescimento pessoal de cada membro da equipe.

Para saber mais sobre desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro, participe da próxima edição do Millionaire Mind Intensive, o maior treinamento de educação financeira do mundo, em Brasília, de 5 a 7 de julho.


Tags:, , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.