Blog

Renda Passiva: O que é e como vai te fazer livre?
10 de setembro de 2019

Renda Passiva: O que é e como vai te fazer livre?

Você provavelmente já se deparou com o termo “renda passiva”. Esse tipo de renda é muito importante para quem deseja alcançar a independência financeira, mas ainda são poucas as pessoas que de fato compreendem o conceito ou que conseguem colocá-lo em prática.

Afinal, o que é renda passiva?

A renda ativa refere-se a todo e qualquer tipo de remuneração que você obtém em troca de sua força de trabalho, como o salário, por exemplo. A renda passiva, por sua vez, é aquela que vem sem que você precise trabalhar, daí o nome “passiva”.

Muita gente confunde a renda passiva com a renda extra, que é obtida de diversas maneiras, como vendas de garagem, dar aulas, ou fazer artesanato, por exemplo. Apesar de não ser um salário “oficial”, ainda assim são fontes de renda consequentes de seus esforços, não configurando, portanto a renda passiva.

Como a renda passiva pode ser obtida?

Existem duas maneiras para se obter renda passiva. A primeira delas é a renda de investimentos, que consiste na aplicação do seu dinheiro para que ele, sozinho, produza mais dinheiro.

A poupança não é a melhor indicação aqui, já que os rendimentos dela são muito baixos. Em contrapartida, há opções que oferecem melhores resultados, como títulos públicos, ações e fundos de investimentos, por exemplo.

Renda Passiva: O que é e como vai te fazer livre?

A segunda maneira de obter renda passiva é a renda de negócio passivo contínuo, isto é, quando um negócio trabalha para você. Abrir um negócio próprio exige capital inicial e muita força de trabalho no início. No entanto, se você estruturar bem a empresa e delegar as atividades a outros profissionais, continuará lucrando com ela sem precisar estar nela todo dia.

Isso é válido não apenas em negócios físicos, mas negócios online também são opções que têm se tornado cada vez mais comuns, como é o caso dos marketplaces e das próprias redes sociais. Outras opções são imóveis e franquias, por exemplo.

Como a renda passiva pode te levar à independência financeira?

Independência financeira é a capacidade que uma pessoa possui de sustentar seu estilo de vida (todas as despesas, incluindo lazer) sem ter que empregar sua força de trabalho ou que depender financeiramente de outra pessoa.

Essa liberdade financeira chega quando sua renda passiva é maior do que todas as suas despesas. Por isso, é muito importante diversificar suas fontes de renda passiva, incluindo tanto a renda de negócios quanto a renda de investimentos.

Nos dois casos, é fundamental adquirir conhecimento antes de sair por aí investindo. Por isso, participe da próxima edição do Millionaire Mind Intensive, o maior treinamento de educação financeira do mundo, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro, em São Paulo.


Tags:, , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.