Blog

Seja um especialista para ter sucesso
10 de outubro de 2019

Seja um especialista para ter sucesso

Na vida profissional, algumas competências são consideradas universais, como responsabilidade, pontualidade, organização e bom relacionamento interpessoal. No entanto, conduzir a própria carreira na atualidade tem exigido também que sejamos especialistas em nossos talentos.

O termo expertise, que alguns preferem utilizar, nada mais é do que aquela habilidade em que nós somos profundos conhecedores, seja uma área do conhecimento, uma tecnologia, um sistema etc.

Essas habilidades são desenvolvidas ao longo da vida e geralmente surgem por aptidões naturais, mas que precisam de estudos e prática para serem lapidadas. É assim que alguém se torna “expert” em alguma coisa, sendo sempre a referência naquele determinado assunto. Isso traz muitas vantagens à carreira. Confira algumas delas:

  1. Qualidade e produtividade

A primeira e mais óbvia constatação é a de que, quanto mais uma pessoa aperfeiçoa seus talentos, melhor será a qualidade daquilo que ela produz. Esse aperfeiçoamento permite a redução de erros, um aumento na precisão do que se faz e, consequentemente, maior produtividade, já que a tomada de decisão e a execução das tarefas ficam mais rápidas.

  1. Reconhecimento

As especializações com certeza trarão projetos muito bem-sucedidos. Grandes desafios, quando solucionados e executados com maestria, promovem destaque e reconhecimento profissional – por parte de chefes, colegas, clientes e até mesmo de outras empresas. Isso aumenta a demanda por suas habilidades até chegar a um ponto em que você poderá escolher com o que deseja trabalhar.

Seja um especialista para ter sucessoSeja um especialista para ter sucesso

 

  1. Indicações e possibilidade de ensino

O reconhecimento do item anterior leva a muitas indicações de empresas e clientes que confiam e admiram a qualidade do seu trabalho. Esse reconhecimento comprova o valor do seu trabalho, de modo que muitas empresas acabem desejando-o, não apenas para contribuir com seu talento, mas também para ensinar os novos profissionais em sua área de atuação. Dessa forma, essa expertise é perpetuada de uma geração para outra, fazendo com que muitas empresas se desenvolvam cada vez mais ao longo do tempo.

E como fazer para me tornar um “expert” em algo?

Confira algumas dicas para ser um grande especialista e construir um currículo diferenciado:

  • Identifique seus talentos – aquilo que você faz bem e que gosta de fazer. Muitas vezes, essa descoberta se faz fora do ambiente profissional, em casa, com amigos etc. Fique atento.
  • Invista em sua formação acadêmica: não apenas a graduação, mas as especializações, mestrados e doutorados fazem muita diferença.
  • Mantenha-se atualizado: além dos estudos formais, também é importante manter-se atualizado às tecnologias novas de sua área de atuação e de novas descobertas. Por isso, leia notícias, artigos e livros; participe de palestras e treinamentos e mantenha sua rede de contatos atualizada com frequência. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado.
  • Pergunte às pessoas o que elas têm achado de seu fazer profissional: as críticas, desde que sejam construtivas, permitem que você identifique o que tem dado certo e também os pontos em que pode fazer melhor.
  • Procure um mentor: se você deseja especializar-se em algo, nada melhor do que pedir aconselhamento a alguém que já chegou lá. Seguir os passos de alguém de sucesso é sempre um bom conselho, mas lembre-se de que a sua trajetória deve ser decidida e percorrida por você.

Tags:, ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.