Blog

Tipos de Marketing – Como eles podem te ajudar?
6 de novembro de 2019

Tipos de Marketing – Como eles podem te ajudar?

Você é daqueles que pensam que marketing é sempre a mesma coisa? É só criar uma rede social, distribuir uns folhetos e está tudo certo? Esse é o tipo de pensamento que afasta um empreendedor de grandes conquistas. O marketing é uma área que está sempre em constantes atualizações por dois motivos: porque a tecnologia avança e porque o comportamento do consumidor muda com frequência.

Quem não se atenta a esse dinamismo do setor acaba perdendo oportunidades e ficando para trás. Há diferentes tipos de marketing e cada um apresenta seus mecanismos e vantagens a quem os utilizar. Neste artigo, você confere 5 deles, mas há vários outros:

  1. Inbound Marketing

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, não leva a empresa ao encontro dos clientes, mas age no sentido oposto: atrai o cliente certo para a empresa. Em geral, a empresa produz conteúdo de qualidade para despertar interesse no cliente em potencial. Assim, a marca economiza, pois não investe em ações de comunicação que possam impactar pessoas não interessadas.

Este tipo de marketing está bastante atrelado ao marketing de conteúdo, uma outra modalidade que veremos a seguir.

  1. Outbound Marketing

Este modelo é o oposto do anterior, pois segue o método tradicional, em que a empresa é ativa para atrair novos clientes. Banners, anúncios pagos na web, telefonemas e o uso dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, revistas etc.) estão entre os meios utilizados para chegar ao contato desse possível cliente.

Para evitar que esses esforços de comunicação impactem gente que não esteja interessada, é preciso pesquisar a fundo quem é o público-alvo e fazer campanhas muito bem segmentadas, de modo a não ser invasivo e não jogar dinheiro fora.

  1. Marketing de conteúdo

Como vimos no inbound marketing, as empresas que usam o marketing de atração precisam produzir conteúdo relevante para atrair esse possível consumidor. E como isso é feito? De diversas formas.

As marcas têm inovado muito nesse sentido e, por isso, têm lançado livros, e-books, infográficos, blogs, canais de vídeos, além dos posts nas redes sociais. Unindo criatividade e informação, todas essas ferramentas educam e entretêm as pessoas. Ao mesmo tempo em que a empresa obtém atenção do público, a qualidade da informação a ajuda a construir sua autoridade em seu segmento.

Tipos de Marketing – Como eles podem te ajudar?

Muitas marcas de maquiagem, por exemplo, acabaram impulsionando consideravelmente suas vendas ao produzir posts e vídeos com dicas e tutoriais para diferentes ocasiões e, assim, fortaleceram sua imagem.

  1. Marketing Digital

Este é um tipo de marketing que tem crescido muito nos últimos tempos, já que as pessoas passam cada vez mais horas do dia conectadas, seja no computador ou no celular. Por isso, as empresas constroem sites informativos, blogs, canais de vídeos, páginas em redes sociais, aplicativos próprios, além dos anúncios tradicionais em banners e dos investimentos nos mecanismos de busca.

O marketing digital oferece muitas vantagens, entre elas a democratização, pois até mesmo a pequena empresa, que não tem dinheiro para comprar um espaço publicitário de grande visibilidade, pode construir seu site, disparar emails e construir relacionamentos com um público de interesse. Outra vantagem fundamental é o poder de segmentação, muito mais específico do que em qualquer outro tipo de marketing.

Por fim, o marketing digital permite que as campanhas tenham seu desempenho monitorado em tempo real, permitindo que ajustes sejam realizados antes que os resultados fiquem muito abaixo do esperado.

  1. Endomarketing

Engana-se quem acredita que marketing só serve para falar com o público de potenciais consumidores. Existe também o chamado endomarketing, que tem o objetivo de comunicar-se e promover engajamento com os colaboradores internos do negócio.

Comunicação interna, promoção de eventos internos, concursos e premiações por desempenho são os meios de conectar os funcionários e construir um clima organizacional de cooperação, empenho, motivação e amizade. Ações do tipo partem da ideia de que quando o público interno está motivado a dar o melhor de si, fica mais fácil cativar também o público externo.

Há outros tipos de marketing que podem ser utilizados, como o marketing direto, o marketing de relacionamento, o marketing social e o marketing de guerrilha, por exemplo. O fato é que o bom empreendedor está sempre antenado às novidades do marketing para fortalecer a imagem de seu negócio e vender mais. Marketing não é gasto, é investimento.


Tags:, , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.