Blog

Você tem dado descanso à sua mente?
7 de outubro de 2019

Você tem dado descanso à sua mente?

O trabalho, o estudo, o planejamento, a ação e a verificação de resultados são componentes fundamentais na rotina de qualquer pessoa comprometida com seu sucesso. Contudo, tão importante quanto esses itens, mas muito menos valorizado, é o descanso. A mente, assim como o corpo, se cansa e precisa se recuperar para uma nova e produtiva semana.

Muitas vezes, deixamos de cuidar da saúde da mente, pois acreditamos que ela sempre dará conta do recado. Ela não sofre lesões físicas, como um braço ou uma perna depois da musculação, mas pode sofrer com problemas tão ou mais graves, como estresse, ansiedade e depressão.

O problema é que, mesmo de folga, muita gente não consegue desligar a mente das obrigações. Confira 4 dicas para fazer isso de forma mais benéfica:

  1. Não pense em trabalho durante a folga

A não ser que você tenha um projeto ou uma reunião muito importante já na segunda-feira, não tem por que passar o fim de semana pensando em trabalho. Você terá outros 5 dias para se dedicar às suas obrigações. Aproveitar os outros dois da semana para se divertir não vai causar nenhuma catástrofe.

Mensagens de texto ou e-mails relacionados ao trabalho podem perfeitamente ser ignorados enquanto você está descansando ou passeando com a família ou com os amigos. Descanse a mente com um tempo de qualidade, fazendo o que gosta.

  1. Modere o uso da internet

O trabalho naturalmente nos obriga à utilização dos smartphones e computadores a todo instante. Nos dias de folga, modere a utilização desses aparelhos, usando-os apenas para entretenimento. Passar um dia inteiro completamente desconectado pode parecer um desafio, mas vai trazer mais qualidade de vida aos seus dias de folga. Quantas conversas interessantes foram evitadas porque você estava checando as redes sociais, não é mesmo?

Você tem dado descanso à sua mente?

  1. Pratique atividade física

A ciência já publicou de diversas formas a relação direta entre a saúde física e o bem-estar mental. Exercícios físicos frequentes evitam muitos problemas, como obesidade, problemas ósseos ou musculares, doenças cardiovasculares, respiratórias, entre outras. Além disso, eles ajudam a reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar, calma e felicidade. Ah, e para concluir bem o dia, não se esqueça de uma boa noite de sono.

  1. Relaxe

Além da atividade física, atividades de relaxamento também devem compor esses dias de folga. Você pode assistir a um filme, ir ao cinema ou ao shopping, mas o ideal é que você passe um tempo de maior contato com a natureza ou participe de um passeio cultural. Caminhar ao ar livre, ir ao parque ou à praia, meditar, ouvir música, arriscar-se na pintura, cantar com os amigos ou dar um simples banho no animalzinho de estimação são atividades que ajudam a relaxar.

Não negligencie o descanso da sua mente. Ele é tão importante para o seu sucesso quanto todas as outras atividades que você executa para alcançá-lo. Aliás, ele é o combustível da sua motivação e da sua produtividade.

Se não conseguir fazer esse “desligamento” da vida profissional nos dias de folga, não hesite em procurar ajuda psicológica antes que um problema mais grave surja e comprometa sua saúde. Lembre-se: saúde mental e saúde física andam sempre juntas, e você precisa de ambas para ser um profissional bem-sucedido.


Tags:, , , ,


Receba promoções, ofertas e conteúdo exclusivo.

Preencha abaixo.